NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Mudanças de estratégia?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mudanças de estratégia?

Mensagem  Groove em Qui 28 Abr 2011 - 13:27

Se reparamos, antigamente grande parte dos jogadores "draftados" eram poderosos C e PF. Eram de certa forma estas as posições marcavam as diferenças em campo.
No entanto sempre encontravamos PG, SG ou SF com capacidade de fazer frente aos jogadores mais altos:
Isah Thomas
Michael Jordan
Magic Jonhson
Joe Dumars
Clyde Drexler
Só para sitar alguns.

No final de decada de 90 principio da decada 00, alterações nas regras da NBA e talves um pouco a mentalidade dos seus intervenientes levaram a que começa-se-mos assistir á dependencia de jogadores mais pequenos independentemente do estilo de jogo.

Hoje assistimos a equipas que tentam a todo o custo encontrar os melhores PG/SG para liderarem a equipa ou para apoio do seu lider. Hoje assistimos a um jogo muito menos duro, onde o minimo toque da falta, onde os C's tem alguma dificuldade em afirmar-se ofensivamente, em parte devido as restrições ofensivas no garrafão. Hoje e decerta forma estes jogadores são maioritariamente utilizados no jogo defensivo.

Será que aqueles "tanques blindados" nas posições C/PF de outrora ainda teriam o protagonismo que tiveram caso jogassem hoje?
Será que jogadores como Dwyne Howard ou Griffin seriam dominadores como são hoje se jogassem nesse tempo?

Onde estão as rivalidades entre jogadores, cujo o unico objectivo era ganhar aos rivais para provar serem melhores?

A NBA continua espetacular, no entanto, tenho saudades de assistir a jogos onde as rivalidades traziam mais emoção ao pavilhão que o jogo em si muitas vezes.
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642

Ver perfil do usuário

Re: Mudanças de estratégia?

Mensagem  F-Carv em Qui 28 Abr 2011 - 23:25

Bom tópico amigo.

Eu sou da opinião que o talento individual quebraria a barreira "regras e imposições", isto é, os outrora grandes jogadores, dominantes no garrafão continuariam a ser dominantes nos tempos de hoje.
Claro que teriam de se adaptar às regras, como todos os jogadores.

Mesmo os jogadores de hoje em dia encontram diferenças substanciais quando saiem, por exemplo, do Colégio/Universidade para a NBA. Agora penso que não são usados só defensivamente. Olhem o caso do Dwight Howard, ele é a principal ferramenta/arma dos Magic. Olhem o Bogut dos Bucks. Olhem o recente Demarcus Cousins e o Blake Griffin (rookies esta época). Todos eles são jogadores que conseguem obter bastantes pontos, são jogadores ofensivos.

Agora no que toca ao draft, hoje em dia é tão arriscado apostar num "Big Man". Não quer dizer que não apostem. Se fores consultar os draft desde 2004 vês que houve muita aposta nos grandes.
No entanto existem alguns exemplos de má escolhas. Vou mencionar a que mais me espanta no que toca aos últimos anos. Detroit Pistons a seleccionar como segunda escolha do draft de 2003 a seguir a L.James, o Darko Milicic. Vou só mencionar o terceiro, o quarto e o quinto para repararem no despiste que houve lá para os lados de Detroit.

3ª escolha draft: C. Anthony (Melo)
4ª Escolha draft: C.Bosh
5ª escolha draft: D.Wade

Claro que também há exemplos de excelentes escolhas. Logo no ano a seguir (2004) seleccionam como primeira e segunda escolha o D.Howard e o O. Okafor. Em 2005 Bogut, e em 2006 Bargnani e Aldridge.

Se um D.Howard jogasse "nos tempos de antes", penso que continuaria a ser um jogador imponente e dominante, talvez até mais do que é agora. Porque antigamente e como disseste não havia sido implementado um conjunto tão rigido de regras e faltas ofensivas. Ele só ganharia com isso.

Rivalidades ainda há, talvez não tantas. Agora no embate Heat vs Celtics vais ver uma guerra na posição SF - L.James vs P.Pierce.
No entanto há que admitir que hoje há muito mais rivalidades entre franchises do que entre jogadores.

Em jeito de conclusão remato um pouco o que tu disseste. Independentemente das diferenças que vão-se fazendo notar na NBA, continua a dar-nos muito espectáculo e entretenimento, mesmo que não haja tanta rivalidade como outrora houve.
F-Carv
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 341

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Sex 29 Abr 2011 - 0:34

Bom post!
A meu ver os postes hoje em dia sao muito mais atleticos e mais ofensivos. Ganham menos ressaltos, afundam mais defendem menos. É normal e essa regra só veio ajudar isso! Antigamente o jogador tipo era uma poste de 7'0 que marcava tudo à volta do cesto!

Hoje em dia é mais a nivel de SF e SG que o jogo difere! Antes o jogo era jogado de acordo com o POSTE, o homem mais alto do 5 inicial, que distribuía jogo e marcava os seus pontos. É assim que se jogava. Depois havia claro os fantásticos em triplos........

Esta fase nova da NBA mudou muita coisa, nao digo que seja pior por isso, mas devido as mudanças o basket está a ser mais vezes decidido pelos jogadores mais baixos e assim perde a essencia do basket...

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Mensagem  Groove em Sex 29 Abr 2011 - 13:12

Mesmo num passado recente, nem todas as equipas tinham um homem grande para a liderar.
Algumas apostavam no jogo interior para culmatar a falta desse "bgi man". Por exemplo e falando na decada de 90 principio 00, Indiana Pacers. Apesar de no fim da decada 90 estarem bem mais fortes no jogo interior, passaram anos apostar nas posições de PG, SG e SF, e mesmo assim foram as finais da NBA durante dos anos.

Claro que para uma equipas sem jogadores dominantes no garrafão tinham um aumento das dificuldade a nivel defensivo. Compensavam depois ofensivamente com lançamentos de media/longa distancia muito certeiros.

Se algo me faz lembrar com saudade desse tempo é, e como já tinha dito as rivalidades. Por exemplo, Jordan vs Thomas/Dumars vs Magic vs Bird vs Malone/Stockton vs David Robinson vs Ewing vs Barckley...podia estar aqui eternamente.
As guerras que hoje se fazem na comunicação social eram feitas em campo. O nome de um jogador era mantido no alto quando derrotava um adversario, enquanto que o derrotado, desejava arduamente um embate com outro grande para manter o seu nome entre os "big man". E quando do outro lado estava outro jogador da mesma posição, os embates eram ainda mais quentes.

Michael Jordan disse numa entrevista algum tempo: "Na NBA de hoje marcaria 100 pontos". Seria mesmo?
Acredito que sim. A NBA esta mais virada para os SG e SF. São estes os "Big Man" de hoje. Se são talentosos, principalmente ofensivamente são dominadores.
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Sex 29 Abr 2011 - 17:29

Sempre ouvi dizer que a equipa começa-se a fazer na defesa...logo é a posição de Center que se trabalhar...depois basta criar à volta dele. Isto na altura porque agora é bem diferente.

Antes ninguém fazia Miamis Heat como agora...eles não queriam juntar-se, eles queriam derrota-los!
Tambem acredito que o MJ conseguisse marcar 100...mas não vencia tantos titulos como venceu....

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Mensagem  F-Carv em Sex 29 Abr 2011 - 21:59

@Groove escreveu:Por exemplo e falando na decada de 90 principio 00, Indiana Pacers. Apesar de no fim da decada 90 estarem bem mais fortes no jogo interior, passaram anos apostar nas posições de PG, SG e SF, e mesmo assim foram as finais da NBA durante dos anos.

Esses não eram os Pacers do Reggie Miller? Se eram então é normal que apostassem nessas posições, ele era um jogador excepcional, um verdadeiro pirata pirat

Ackrite escreveu:Sempre ouvi dizer que a equipa começa-se a fazer na defesa...logo é a posição de Center que se trabalhar...depois basta criar à volta dele. Isto na altura porque agora é bem diferente.

Concordo, mas mais importante que a defesa acho que é o equilibrio defesa-ataque. Podes ter a melhor defesa de todos os tempo mas se não tiveres ataque como marcas? E já
ao contrário a mesma coisa, podes ter o melhor ataque de sempre, e marcar 150 pontos por jogo, mas se não tiveres defesa provavelmente também te marcarão 150 ou mais. Mas pronto, acho que isto é um pouco utópico! scratch

Se houve algo que sempre me disseram como excelente numa equipa de basquetebol foi a distruibuição de jogo/distribuição da bola. Se uma equipa tiver isto então consegue ter uma plenitude de armas ao seu dispor e, portanto, pode fazer uso dos seus homens MAIORES e dos seus SHOOTERS.

Voltando ao tema não sei até que ponto conseguiria chegar aos 100, mesmo estando a falar do melhor jogador de todos os tempos.
F-Carv
Role Player
Role Player

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Sex 29 Abr 2011 - 23:26

Para mim as posições de PG e C são as mais importantes! Como tu disses-te distribuidor! Exemplo do Rondo...ao ter tantas assistencias faz com que alguem marque certo? se tem 10 assistencias significa que no minimo 20 pontos ja deu à equipa! É muito importante...o Jordan fazia de SG, SF e PG! Daí ter feito o que fez!

Quanto ao Center...é sempre necessário um dominador de tabelas...agressivo...forte...lutador...guerreiro...esmagador...e actualmente so vejo o Howard, o Noah um pouco e o Brook Lopez. Pena o Al Jefferson ter sofrido uma lesão grave...que para mim estaria ao mesmo nivel do Howard!

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Mensagem  F-Carv em Sab 30 Abr 2011 - 11:03

Ackrite escreveu:Pena o Al Jefferson ter sofrido uma lesão grave...que para mim estaria ao mesmo nivel do Howard!

O Al Jefferson aliás tem um jogo de distância melhor que o Howard. Mas o Howard é mais forte fisicamente e ganha bastantes ressaltos ofensivos.
F-Carv
Role Player
Role Player

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Sab 30 Abr 2011 - 12:49

@F-Carv escreveu:
Ackrite escreveu:Pena o Al Jefferson ter sofrido uma lesão grave...que para mim estaria ao mesmo nivel do Howard!

O Al Jefferson aliás tem um jogo de distância melhor que o Howard. Mas o Howard é mais forte fisicamente e ganha bastantes ressaltos ofensivos.

Ele quando jogava em Boston ganhava 15 ressaltos por jogo e marcava 20 Smile
depois lesionou-se no joelho e nunca foi o mesmo... Sad

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Mensagem  Groove em Sab 30 Abr 2011 - 15:15

@F-Carv escreveu:
Se houve algo que sempre me disseram como excelente numa equipa de basquetebol foi a distruibuição de jogo/distribuição da bola. Se uma equipa tiver isto então consegue ter uma plenitude de armas ao seu dispor e, portanto, pode fazer uso dos seus homens MAIORES e dos seus SHOOTERS.

Isto leva um pouco ao debate no topico de MPV deste ano. Para se fazer isso é necessário os tais PG antigo, que organizavam o ataque. A nova geração vai mudar isto um bocadinho porque perferem atacar o cesto Smile

Sempre resta na nova geração um Rondo Smile
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  F-Carv em Dom 1 Maio 2011 - 22:48

Eu também gosto bastante do jovem Stephen Curry. Acho que tem potencial, a cabeça no sítio e muito importante, não é egoísta. Distibui bem a bola!
F-Carv
Role Player
Role Player

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Dom 1 Maio 2011 - 23:25

@F-Carv escreveu:Eu também gosto bastante do jovem Stephen Curry. Acho que tem potencial, a cabeça no sítio e muito importante, não é egoísta. Distibui bem a bola!

O Curry vai ser um Nash!

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Mensagem  F-Carv em Seg 2 Maio 2011 - 9:13

Isso seria sensacional. O Nash é um jogador que eu admiro bastante.
F-Carv
Role Player
Role Player

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Seg 2 Maio 2011 - 11:32

Defende melhor que o Nash na minha opinião. Se ofensivamente progredir a um nivel similar ao Nash vamos estar presentes a um dos melhores PG no futuro.
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Seg 2 Maio 2011 - 20:00

@Groove escreveu:Defende melhor que o Nash na minha opinião. Se ofensivamente progredir a um nivel similar ao Nash vamos estar presentes a um dos melhores PG no futuro.

Isso é verdade!

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Mensagem  Groove em Seg 5 Mar 2012 - 16:35

Como este tópico está bastante orientado para o estilo de jogo praticado no passado e no presente da NBA, gostaria de colocar um nome na lista:

D-Howard (C), é ele um jogador dos dias de hoje ou um jogador muito atletico mas que se enquadra mais naqueles C's da decada de 80/90?

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ricardo em Seg 5 Mar 2012 - 22:05

Pelo que soube, antigamente as equipas eram dependentes dos Centers como são agora dependentes dos Guards. Antigamente e ainda, os Centers são monstros de 2,10 para cima que jogam muito no garrafão, mas antigamente ele organizava muito no ataque, não eram tão defensivos e estavam sempre em lançamentos de curtas distâncias e eram os mais requisitados pelas franquias, têm o exemplo do Ewing.. Agora querem-se muito os Guards, gajos ''pequenos'', por assim dizer, rápidos e com um handle bom. É raro agora encontrarem-se Centers puros, como o Howard, encontramos jogadores que tanto jogam a 4 e a 5, mas nunca fixos numa só posição.
Ricardo
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 360

Ver perfil do usuário

Mensagem  BrunoLKS em Ter 6 Mar 2012 - 8:34

O D-12 é um jogador de topo, um center á moda antiga.
Na minha opinião jogaria numa equipa dos anos 80,70,60 etc pois é uma presença forte no garrafão mas com tendência especialmente defensiva. O jogo é que tem vindo a sofrer mutações, com a evolução técnica de todos os jogadores em campo, onde é que se via antigamente um tipo como o Kevin Love meter triplos ?

O aumento do contacto físico e da técnica dos jogadores "transferiu" a construção de jogo para o perímetro exterior, abrindo o campo para retirar malta de debaixo do cesto. Mas já antigamente tinhas alguns jogadores a demonstrar o caminho, John Stockton por exemplo não era um clássico PG para a altura dele. Actualmente encaixaria no estilo de jogo, por isso a minha opinião é que quando se é bom, joga-se em qualquer lado.

Ou não acham que o Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone, Larry Bird, MJ, Doctor J, não tinham lugar na NBA actual? eu acho que tinham, era só uma questão de se "adaptarem" ao posicionamento e movimentações actuais que sofreram bastantes alterações (pick and roll, screens, pick and go entre outros são coisas que antigamente pouco existiam e hoje estão presentes em todas as posses de bola).
BrunoLKS
Top 30 Draft
Top 30 Draft

Masculino Mensagens : 80

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Ter 6 Mar 2012 - 14:26

Eu acho que a NBA se passou um pouco com as limitações no jogo de garrafão. Tentaram colocar o jogo mais rapido e consequente aumento de pts, que se esqueceram que com isso mataram a posição C, e com ela aqueles jogadores de +2'15m.

Isto pode levar o Basket deixar de ser um desporto de homens/mulheres grandes. É mais bonito de ver um jogo da NBA hoje? Sim é. Mas não concordo que devido ás regras algumas posições acabem por desaparecer. Acho que tudo devia estar mais equilibrado, para que os bons C continuassem arrasar e os Guard também.

Concordo plenamente contigo, se o DH12 tivesse jogado nos anos 70/80/90 teria sido um dos grandes nomes desses anos. O que faz com as limitações que têm devido a posição que joga, leva a pensar que teria sido um dos grandes nomes da historia da NBA.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  BrunoLKS em Ter 6 Mar 2012 - 14:35

@Groove escreveu:Eu acho que a NBA se passou um pouco com as limitações no jogo de garrafão. Tentaram colocar o jogo mais rapido e consequente aumento de pts, que se esqueceram que com isso mataram a posição C, e com ela aqueles jogadores de +2'15m.

Isto pode levar o Basket deixar de ser um desporto de homens/mulheres grandes. É mais bonito de ver um jogo da NBA hoje? Sim é. Mas não concordo que devido ás regras algumas posições acabem por desaparecer. Acho que tudo devia estar mais equilibrado, para que os bons C continuassem arrasar e os Guard também.

Concordo plenamente contigo, se o DH12 tivesse jogado nos anos 70/80/90 teria sido um dos grandes nomes desses anos. O que faz com as limitações que têm devido a posição que joga, leva a pensar que teria sido um dos grandes nomes da historia da NBA.

Opá mas tas antigamente também tinhas equipas com muito pouca qualidade ofensiva que se preocupavam sobretudo em "tapar" o cesto, e metiam 2 eucaliptos no garrafão e acabou o jogo interior. A intenção de limitar os tempos no garrafão é boa, também acho é que deviam por exemplo limitar a 3 seg de costas para o cesto, em x de 5, já que só tens 3 segundos para estar lá dentro.

Todos os desportos sofrem mudanças a maioria para melhor mas algumas para pior Só o futebol quase não mudou as regras e o nº arbitros, video-replays etc (vá se lá saber porquê)..

Não acredito que o futuro do jogo passe por gajos mais baixos mas sim por Centros de 2m e 10 a lançar 3pts e a driblar por exemplo,como à uns anos que começámos a ver PG a furar para o cesto e a afundar.

Mas isso ainda vai demorar, como os PG demoraram a ter a importância que têm hoje.

BrunoLKS
Top 30 Draft
Top 30 Draft

Masculino Mensagens : 80

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Ter 6 Mar 2012 - 15:51

Eu não quero que voltem as regras de antes. Apenas, que não sejam tão rigorosas para os C.

Os PG sempre tiveram um papel importante. Só que antes eram os que transportavam a bola para o ataque e iniciavam a jogada. Hoje o PG têm um estilo de jogo mais parecido ao SG. Ou seja, pega na bola e ataca o cesto, cravando um afundanço na cara de um C que tenha o azar de estar por alí.

Até mesmo os SF hoje parecem mais um SG só que mais altos e fortes fisicamente.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Qui 22 Mar 2012 - 21:27

Eu não sei muito do basket antigo, o que sei é o que vejo em videos antigos ou leio em sites de nba. Se alguma das coisas que eu disser foi igual a algo já dito, as minhas desculpas desde já Very Happy

Acho que, apesar de dar razao a muitas das coisas que aqui estão, os C's continuam a ser uma das duas posições mais importantes do jogo, sendo a outra o PG. Acho também é que a qualidade de Pg's neste momento é muito superior à qualidade de C's na NBA. Enquanto que em PG's temos CP3, rondo, rose, nash, Westbrook, tony parker, d-will, curry, jennings entre outros, como C's de topo está obviamente o DH12, depois o Bynum e mais recentemente o marc gasol. Todos os outros, infelizmente, sofreram lesões que diminuíram bastante as suas capacidades e tempo de jogo ( yao ming, bogut, jefferson). Além de que, tal como muitos PG's de agora não sei PG's à antiga, estes C's também não são como os de antigamente ( como já foi referido).

Em relação a se querer mais PG's do que C's, não concordo. A disputa que houve pelo DH12 foi muito maior do que pelo CP3, por exemplo e são ambos os melhores nas suas posições. ( Considero Rose melhor jogador, mas CP3 melhor PG). O problema é achar um base decente. As equipas cometem loucuras e pagam muito mais do que deviam na procura de um bom C ( como os GSW com kwame brown e biedrins).

Além disso, a posição de PF parece ganhar cada vez mais destaque. Muitos desses jogadores poderiam ser C's se trabalhassem nesse aspecto, mas preferem um jogo mais exterior, como o pau gasol ou o dirk.

Convidad
Convidado

Mensagem  JP3 em Sex 23 Mar 2012 - 16:13

Obrigado por me lembrarem o bicho que me irrita nos jogos de consola o Yao Ming ele ainda joga?

C's 3 neste momento são os melhores da NBA Bynum(LAL), Howard(ORL) e M.Gasol(MEM).
PG's são o núcleo do jogo nos dias de hoje. Todas as bolas passam por eles, referindo que os melhores PG's são: Westbrook, D-Rose, Irving, Nash e Parker.

"The guy said NBA players are one in a million, ... I said, 'Man, look, I'm going to be that one in a million." - Kobe Bryant

''Ask not what your teammates can do for you. Ask what you can do for your teammates.'' - Magic Johson

''I'm a point guard, so I want to see everybody else score and be happy. I don't necessarily need to score at all." - Rajon Rondo
JP3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Masculino Mensagens : 833

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Sex 23 Mar 2012 - 17:57

wesley88 escreveu:Obrigado por me lembrarem o bicho que me irrita nos jogos de consola o Yao Ming ele ainda joga?

O Yao Ming retirou-se no fim da época passada devido ás inumeras lesões que o atormentavam nos ultimos anos.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Sex 23 Mar 2012 - 18:01

wesley88 escreveu:
PG's são o núcleo do jogo nos dias de hoje. Todas as bolas passam por eles, referindo que os melhores PG's são: Westbrook, D-Rose, Irving, Nash e Parker.

Não concordo. Nash já não defende o suficiente para ser considerado dos melhores e o irving apesar de ter futuro promissor ainda é um pouco cedo. Penso que em vez destes dois estão D-Will e Cp3. Rondo só nao o considero porque nunca o vi fora da estrutura dos celtics e tem melhorar lançamentos

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: