NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Allen Iverson: de astro á miséria!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Allen Iverson: de astro á miséria!

Mensagem  Groove em Ter 4 Dez 2012 - 15:11

Como costumo fazer sempre que tenho oportunidade, esta manhã fui dar uma vista de olhos rapidamente pelas manchetes principais referentes á NBA (ESPN.us, um ou outro blog americano etc), entre elas a ESPN.br (metem a pata na poça a mais não puder com erros nos resultados e noticias meio erradas mas pronto, ás vezes até leio mais por ser em português coisa não muito comum tratando-se da NBA).

O que me despertou atenção foi que na ESPN.br estava um artigo referente a Allen Iverson. Estava lá expresso o valor recebido ao longo da sua carreira na NBA e algumas dívidas do jogador (ou será ex-jogador?).
Link

Acho que para nós amantes desta modalidade em particular da NBA, que passamos noites inteiras acordados até ás tantas da manhã para assistir a um ou outro jogo, e no dia seguinte temos de acordar cedo para ir trabalhar ou estudar e que levamos a vida miserável que temos a nível financeiro e que será ainda pior no próximo ano pensamos, como é possível que existam casos como os de Iverson?

Pois bem, a resposta pode estar mais próxima de nós do que pensamos. Vamos tentar colocar-nos na pele de alguém que mal tem dinheiro para comer, vestir, calçar, agravado pelo racismo a que esta sujeito (infelizmente ainda ah muito racismo neste mundo) e passando por ser criado sem pai e com uma mãe que tinha idade para ainda estar a estudar. Isto torna uma infância complicada, sem qualquer objectivo no futuro e acaba-se na maior parte dos casos por andar com más companhias. Quando o futuro se torna risonho eis que as consequências do mau passado se atenuam de uma forma que leva muitos de nós a dizer “porque”? Como é possível que alguém que ganha milhões de dólares esta falido se nós por míseros euros conseguimos governar as nossa vidas? Porque gastar tanto?

Pois a resposta uma vez mais esta no passado de cada um. Uma pessoa que vivia praticamente na rua, sem o carinho da família a ver todo o tipo de violência dificilmente aprendeu que não se pode gastar mais do que se ganha, pois na realidade nunca ganhou um tostão (infelizmente ). Provavelmente passou fome, foi criado aos “pontapés” e como tal teve de fazer pela vida como se costuma dizer.
Infelizmente, Iverson passou por isso e não soube lidar com a situação. Será que nunca ninguém o tentou ajudar nesse campo? Ou foi ele que nunca aceitou ajuda?

Pois, essa pergunta nenhum de nós sabe, facto é que uma vez mais assistimos a desmoronar de uma vida “rica” e “feliz (seria?)”, devido ao nunca saber lidar com o patamar onde chegou. É pena quando abrimos o jornal e lemos casos semelhantes, umas vezes devido á má infância, outras devido a ganância e outras devido ao vício como o jogo (exemplo).

Da mesma forma que é difícil vir de baixo para cima (nem todos conseguem e quando o triunfam é com muito trabalho e um pouco de sorte) é ainda mais difícil de cima para baixo. Agora a questão é e Iverson que subiu para depois cair? Quantos Iverson’s existem espalhados por este planeta?
Daqui alguns anos, quando os bebes de hoje forem adolescentes apenas saberão que no final da década de 90 um jogador de nome Iverson rebentou com os cestos da NBA, alguém que com apenas 1’83cm afundava na cara de alguns dos mais duros postes da NBA de então, alguém que era líder em pontos na temporada e que sempre com uma equipa muito má conseguia ano após ano leva-la ao playoff incluindo a uma final. Tudo o resto, incluindo a “desgraça” a que chegou, nenhum desses então adolescente saberá, pois isso é algo que não se falará mais.

Podia ter aproveitado o tema para escrever uma cronica relativa aos altos e baixos da vida particular de alguns jogadores da NBA, mas optei por fazer apenas um simples tópico onde deixo uma possibilidade do que pode originar estas situações (mais uma opinião pessoal).
Se gostava de voltar a ver Iverson na NBA? Sem dúvida que sim. Mas por mais mudado que esteja nunca mais seria o Iverson scorer que conhecemos (o peso da idade não perdoaria).

Aos mais novos apenas digo para colocarem os olhos neste exemplo e tentarem não cometer os mesmos erros…, pois as consequências desses actos pagam-se muito caro.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642

Ver perfil do usuário

Re: Allen Iverson: de astro á miséria!

Mensagem  JP3 em Ter 4 Dez 2012 - 20:27

Não o cheguei a ver naquelas temporadas maravilhosas em 2001 com os 76ers, mas lembro-me de uma vaga ideia de o ver em 2008 em Denver com os Nuggets. Pelo que eu via nos moovies ele era uma máquina, tenho pena por esta má fase da vida dele, um jogador tão bom que está a passar por uma coisa tão má, infelizmento o racismo há em todo o lado.

"The guy said NBA players are one in a million, ... I said, 'Man, look, I'm going to be that one in a million." - Kobe Bryant

''Ask not what your teammates can do for you. Ask what you can do for your teammates.'' - Magic Johson

''I'm a point guard, so I want to see everybody else score and be happy. I don't necessarily need to score at all." - Rajon Rondo
JP3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Masculino Mensagens : 833

Ver perfil do usuário

Mensagem  Farripas em Ter 4 Dez 2012 - 23:31

Palavras sábias Groove Smile Gostei imenso de ler.

Não sei se ele teve ajuda ou não ao crescer, mas penso que não será por aí. Existem imensos exemplo de atletas, seja de que desporto for, em que não sabem lidar com dinheiro. Não acho que tenham muito a ver com a infância. Temos imensos casos de corrupção pelo mundo fora. O poder e o dinheiro levam as pessoas a fazer as coisas mais incríveis. Acho que tem mais a ver com o carácter das pessoas, que não sabem lidar com ora poder, ora dinheiro.

"Do your job" - Tom Thibodeau
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479

Ver perfil do usuário

Mensagem  nergal em Ter 4 Dez 2012 - 23:36

Acho que ele há coisa de um ano ou dois andou a jogar futebol porque estava falido.
O Arenas também tem o história de vida muito boa, esteve anos a viver dentro de um carro mais o pai em Hollywood porque o pai dele queria ser ator.

Lembrem-se daquela equipa dos Wiz que tinham o Jamison, Arenas e o Butler? Grande equipa esta.

btw, boa crónica Groove, tu e o Farripas deviam de fazer mais textos desse tipo Wink

Building something special...
"With the first pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Kyrie Irving from Duke University"
"With the fourth pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Tristan Thompson from Toronto Canada from the University of Texas"
"With the fourth pick in 2012 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Dion Waiters from Syracuse University"
"With the first pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Anthony Bennett from Toronto Canada from the University Nevada Las Vegas"
"With the nineteenth pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Sergey Karasev from Russia"
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Ter 4 Dez 2012 - 23:48

@nergal escreveu:Acho que ele há coisa de um ano ou dois andou a jogar futebol porque estava falido.
O Arenas também tem o história de vida muito boa, esteve anos a viver dentro de um carro mais o pai em Hollywood porque o pai dele queria ser ator.

Lembrem-se daquela equipa dos Wiz que tinham o Jamison, Arenas e o Butler? Grande equipa esta.

btw, boa crónica Groove, tu e o Farripas deviam de fazer mais textos desse tipo Wink

Obrigado pela parte que me toca Smile Mas não o fiz com o intuito de ser uma crónica, senão teria enviado para o Bartolo e ele publicaria caso achasse interessante. Foi mais uma forma de falar do Iverson e ao mesmo tempo demostrar que nem sempre o dinheiro traz felicidade. Basta para isso seguir o exemplo do Iverson e "esbanjar" só porque sim e depois chega á miseria.

Ai o caso do Arenas dava uma grande história também....só o facto de fazer do balneário um recinto tipo cowboys vs indios já dava para um bom texto.

A NBA está cheia de histórias, umas com final feliz outras não... Sad

Mas como falas em Arenas, porque não falar de Ron Artest (hoje Metta World Peace) e a sua briga que o levou a uma das maiores senão a maior suspensão atribuida a um jogador da NBA.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642

Ver perfil do usuário

Mensagem  Bártolo em Qua 5 Dez 2012 - 0:35

Dos mais espetaculares jogadores de sempre! Basketball

NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Mensagem  Farripas em Qua 5 Dez 2012 - 8:08

@Groove escreveu:
@nergal escreveu:Acho que ele há coisa de um ano ou dois andou a jogar futebol porque estava falido.

Obrigado pela parte que me toca Smile Mas não o fiz com o intuito de ser uma crónica, senão teria enviado para o Bartolo e ele publicaria caso achasse interessante. Foi mais uma forma de falar do Iverson e ao mesmo tempo demostrar que nem sempre o dinheiro traz felicidade. Basta para isso seguir o exemplo do Iverson e "esbanjar" só porque sim e depois chega á miseria.

Ai o caso do Arenas dava uma grande história também....só o facto de fazer do balneário um recinto tipo cowboys vs indios já dava para um bom texto.

A NBA está cheia de histórias, umas com final feliz outras não... Sad

Mas como falas em Arenas, porque não falar de Ron Artest (hoje Metta World Peace) e a sua briga que o levou a uma das maiores senão a maior suspensão atribuida a um jogador da NBA.

E aquela equipa dos Pacers, que salvo erro tinha dos melhores registos da liga na altura, e há que diga que eventualmente teriam sido campeões. Stephen Jackson no seu melhor, assim como Ron Artest e Jermaine O'Neal. Depois do chamado The Malice At The Palace, foi tudo por água abaixo.

"Do your job" - Tom Thibodeau
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: