NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Extinção dos Center's?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Seg 31 Dez 2012 - 16:07

O fim dos Center na NBA está próximo…será mesmo?

Desde sempre a NBA foi associada a jogadores enormes que davam espectáculo por onde passavam. Vê-los era algo inesquecível e na nossa lembrança ficariam os seus grandes momentos após a sua reforma. Jogadores como Bill Russel, Will Chambrelain, Kareem Adbul-Jabbar, P-Ewing, DRobinson, AMourning, Mutombo, Shaq….trouxeram muitas alegrias aos adeptos da NBA por todo o mundo desde os anos 60 até hoje. Mas, já nada é como era…a posição C segundo a NBA foi extinta. Pelo menos é o que entendemos após esta ter sido retirada e reagrupada junto da posição F, ou seja agora elegemos os PF e C juntos numa como se fosse uma única categoria.

Será que a falta de bons C nos últimos anos, principalmente motivados devido ás alterações das regras que agora privilegiam os jogadores mais atléticos deixando os que tem menos porte atlético para trás (onde se encontram a maioria dos C), as limitações cada vez mais restritas de no tempo no garrafão também prejudicam esses possantes jogadores. Será mesmo a extinção da posição? Será que não existem jogadores que tenham ainda uma palavra a dizer e que possam reactivar a importância de um C competente?

Só o tempo o dirá mas pessoalmente acredito que chegamos ao fim daqueles homens enormes que impunham respeito apenas ao olharmos para eles.

Actualmente temos uma serie de jogadores que actuavam como PF mas que nos últimos 2/3 anos passaram a exercer durante bastante tempo a posição de C. Muitas vezes deve-se a dar descanso ao C titular mas aos poucos passaram a roubar-lhes a posição e passaram a ser eles próprios os novos C. Por norma, são mais fracos fisicamente mas bem mais ágeis, melhor atleticamente, quase tão bons defensivamente, bons ressaltadores e o principal, não se limitam a marcar pontos dentro do garrafão conquistando a posição com força bruta, mas sim misturando essa forma com um bom lançamento de media distancia (mid-shoot), tornando a sua marcação bem mais difícil e com isso abrem mais espaços para os companheiros de equipa rodarem e posicionarem-se para finalizar a jogada, com menos probabilidade de que esta seja adivinhada ou antecipada pelo adversário. Uma nova forma de ataque apareceu com a introdução destes novos C’s. O estilo de jogo já havia sido alterado pelo facto dos mais recentes PG serem jogadores que marcam pontos com regularidade em vez de apenas defenderem e assistirem os companheiros de equipa, agora com estes PF a jogarem a C ainda mais se altera esse estilo.

Vamos agora dar uma vista de olhos aos actuais C e ver se de facto existem motivos para que a posição seja extinta (tendo como base as estatísticas):

D-Cousins (Sacramento Kings)- com uma média de 30min por jogo (algo normal para um jogador tão grande nos dias que correm), consegue uma média de 16pts e 9reb. Temos no entanto de referir a sua má eficácia (%FG) tendo em conta que joga de baixo do cesto (40%). De registar também que não é o líder da equipa. Tem o perfil dos antigos C, alto, forte, dominador dentro do garrafão e mesmo sem ser um defensor nato dificulta muito os adversários quando o desafiam dentro da sua zona (garrafão) pois não é fácil brigar com ele fisicamente.

B-Lopes (BKN)- Outro extraordinário C ofensivo mas que defensivamente deixa muito a desejar. Com média de 18pts, 7reb e 2,4blo em 29min que está em campo é dose. Este ano com mais ajuda no ataque a equipa não precisa tanto de forçar nele as jogadas de ataque. No entanto a sua média fala por si. Tal como Cousins também muito jovem e como tal tende a evoluir e provar a todos que apesar das dificuldades em jogar nesta posição ainda existe gente capaz de contrariar a sua extinção.

Al Horford (Atlanta Hawks)- Munido de uma forte capacidade defensiva e bastante útil no ataque apesar de ainda jovem. Muitos consideram que fará uma dupla temidíssima com Josh Smith no futuro. Apesar da sua média de minutos andar pelos 37min/pg, o grande trabalho dentro de campo ninguém o pode negar. 15pts, 9reb, 3ass, 1,8blo e ainda 53%FG, são o grande exemplo do que este senhor consegue fazer. Fora das estatísticas está a já referida capacidade defensiva que mesmo sem aparecer em números é claramente visível.

Bynum (PHI)- Apesar de ainda não ter jogado nesta temporada todos sabemos o nível que este senhor consegue impor. Muitos consideram-no o melhor C da actualidade se não contamos D12. No entanto as sucessivas lesões devido a um problema cronico nos joelhos nunca o deixaram mostrar todo o seu potencial. No ano passado foi uma excepção, e todos vimos que até D12 se roeu para fazer frente a Bynum.

All Jefferson (“Big All” Utah Jazz)- Outro cujas lesões tanto prejudicaram a sua carreira, apesar disso é notável o esforço e capacidade deste senhor. Em 31min de média consegue fazer tudo aquilo que os jogadores que referi anteriormente…e estatisticamente consegue um DD. Como disse em 31min consegue 17pts, 10reb, 1ass e 1blo. Devemos juntar os seus 47%FG e uns impressionantes 85%FT (digo isto porque por norma estes jogadores são maus nesta estatística). Na minha opinião este seria o nº1 nesta posição, se as lesões não tivessem limitado a sua carreira. Acredito que Bynum e D12 teriam aqui o seu grande opositor. Um emblemático jogador tanto a defender como atacar.

Joakim Noah (Chicago Bulls)- A fazer aquela que pode ser uma das suas melhores épocas senão a mesmo a melhor Noah distanciasse de muitos outros C. Conhecido por ser muito forte a defender começa também a mostrar mais qualidade no ataque. É actualmente uma das peças mais importantes dos Bulls, apesar de ofensivamente ainda acreditar que pode dar mais. Com uns impressionantes 39min por jogo, consegue 13pts, 10reb, 2blo, 1stl e umas impressionantes 4ass. O crescer do seu número de assistência advém da sua melhoria no ataque, o que leva a uma marcação mais apertada e como tal tira partido disso distribuindo a bola para os companheiros de equipa. Aquelas 4ass significam pelo menos +8pts para a equipa o que faz com que contribua com 21pts de média por jogo tanto de forma directa como indirecta…! Juntemos a isto a sua qualidade quando o assunto é defender.

Anderson Varejão (CLE)- A grande revelação do ano. Se na temporada passada esteve bem, este ano esta ainda melhor. Os seus 36min por jogo dão nada mais nada menos que para atingir os seus 14pts, 14reb, 3ass e 1stl. Números impressionantes para este senhor que por acaso até fala Português (ok pt-br xD). É bastante conhecido na NBA por algo que nós adeptos não nos apercebemos. Mesmo quando está no banco passa o tempo a incentivar os companheiros de equipa, apoiando-os, ajudando-os com palavras que quer queiramos quer não são muitos importantes e incentivam e dão força para continuar a lutar. É também descrito por ser daqueles jogadores que muitas vezes não ganha o ressalto mas que luta por este dando aqueles toques com as pontas dos dedos que muitas vezes acabam por levar a bola para as mãos de um companheiro de equipa. Um jogador que qualquer treinador gostaria de tê-lo, antes pelo apoio aos companheiros de equipa, agora também por aquilo que dentro do campo já provo que sabe e pode fazer.

Dwight Howard (LAL)- Não podia terminar sem referir aquele que muitos afirmam ser o melhor C da actualidade. 3 anos consecutivos o melhor defensor da NBA (ultrapassou neste prémios jogadores como Ben Wallace, DMuttombo ou A-Mourning). Um jogador que apesar de tão competente defensivamente, ainda é extremamente útil no ataque. Bastante completo na minha opinião, mas não ao ponto de o considerar um exemplo ofensivamente. Este ano os seus números caíram. Nova equipa, a perda de líder que tinha em ORL, a recuperação após uma lesão, podem ter sido algumas das situações que levaram a queda nos seus números individuais. Este ano está a marcar 17pts, 11reb, 1stl, 2blo e 2ass em 35min. Pouco para aquilo que sabemos que pode fazer, mas suficientes para mostrar que se as regras não prejudicassem tanto estes homens estes números seriam muito mas muito maiores. Durante muito tempo acreditei que D12 pudesse lutar pela liderança em pts numa temporada, confesso que hoje não acredito. Não porque ele não fosse capaz mas sim porque as regras não o permitem, pois são injustas paras estes jogadores.

Acho que podia falar de mais jogadores, mas não vale a pena. Os que referi são exemplos perfeitos de que hoje ainda existem aqueles C dominadores de outrora, só que limitados devido á evolução dos jogadores das restantes posições, alterações de regras e consequentemente estilo de jogo.

Talvez um dia possamos voltar a ter alegria de ver um novo Kareem Adbul-Jabbar, um Bill Russell ou quem sabe um Pat Ewing que devido ao seu jogo efectivo acabe por forçar o comissario da NBA a mexer nas regras, mas desta vez aliviar o lado dos C, não permitindo que estes comentam falta ao mais pequeno toque dentro do garrafão e permitirem que possam estar no garrafão mais alguns segundos.

Para já o que é certo, é que jogadores como Noah e Varejão que estão a fazer uma grande temporada, possam ficar de fora do 5inicial para o All Star Game (ASG) devido a terem de enfrentar jogadores como Carmelo, Lebron, Love, Garnett, Amar’s, Dirk…etc. Esperemos que a NBA reconsidere e reponha a posição C com uma votação aparte como sempre foi e assim possamos votar nestes senhores para jogarem na sua verdadeira posição.

Peço desculpa por algum erro que possa surgir.

Comentem e expressem a vossa opinião.

Feliz ano novo

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Farripas em Seg 31 Dez 2012 - 19:29

Grande leitura que nos proporcionou o nosso amigo Groove. Smile Parabéns, gostei imenso!

Olhando para a tua análise, chega-se à conclusão que afinal a NBA esteve mal em acabar com a posição C no ASG. Juntaste aí grandes jogadores e provavelmente poderia-se juntar o irmão do B. Lopez, o Robin Lopez, actualmente nos NOH e que com mais tempo de jogo e sendo o ponto fulcral da ofensiva dos NOH (pelo menos sem Eric Gordon, a ver como será agora que este voltou). É certo que é numa equipa fraca, pouca pressão, mas a verdade é que os nºs estão lá. Tive oportunidade de ver alguns jogos dos T-Wolves e deixa-me dizer-te que o Nikola Pekovic está a impressionar-me bastante. Tem poderio fisico, e é bom à volta do cesto.

No fundo, isto é uma tentativa da NBA e do David Stern em promover um jogo mais rápido e mais espectacular, com mais jogadas maravilhosas. Não concordo, porque gostei imenso de ver jogadores como o Shaq, ver highlights de outros como Olajuwon, Ewing, Abdul-Jabar. Até mesmo o Howard conseguiu em certas alturas, ser dominante quando estava nos Magic.

Deixa-me apenas dizer que não se escolhem só os PFs e Cs juntos, mas também os SFs. São escolhidos 3 jogadores "frontcourt".


Mais uma vez parabéns e FELIZ ANO NOVO!

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 27
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Qua 2 Jan 2013 - 15:49

@Farripas escreveu:

Deixa-me apenas dizer que não se escolhem só os PFs e Cs juntos, mas também os SFs. São escolhidos 3 jogadores "frontcourt".


Mais uma vez parabéns e FELIZ ANO NOVO!

Fico contente por teres gostado, vamos ver os restantes membros. Agora é esperar por mais comentários e ver se temos debate Smile

Quantos aos SF's, foi esquecimento meu. Peço desculpa.

Já que falas no Shaq., é um claro exemplo do que um C pode fazer (isto para falar num C mais recente e todos conheçam). Além disso era um jogador atlético, o que era incrível tendo em conta a sua estatura (coisa muito incomum). Ou seja, encaixava-se no estilo de jogo que David Stern quere impor…, mesmo assim foi na era “Shaq-Attack” que David Stern “matou” definitivamente esta posição, tanto que os números de Shaq caíram drasticamente. Certo que a idade não perdoa e as lesões também não, mas é clara a queda nos seus números a medida que as regras foram mudando. Aliás, a redução no tempo que se pode estar no garrafão aconteceu precisamente pelo imenso tempo que Shaq passava lá parado á espera dos adversários ou de um lançamento falhado para ganhar o ressalto.

Espero que o futuro comissário reconsidere e alivie um pouco estas regras que tanto prejudicam os C’s, senão em breve só veremos PF a C ou C (de raiz) que apenas defendem.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Bártolo em Qui 3 Jan 2013 - 2:39

Caramba Groove que grande texto! AHAHAH Para mim os Centres sempre foram muito importantes. Mas ultimamente, já não há aqueles GRANDES HOMENS debaixo do cesto...

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Guigos em Dom 6 Jan 2013 - 11:04

Bom texto Groove. Também me entristece este desaparecimento dos "C's" do jogo, mas a evolução do jogo e dos tempos leva a que isto aconteça.

Só tenho de deixar aqui o meu descontentamento para contigo Groove Wink porque deixas-te de fora da tua lista de C's o MGasol, que para mim é um C do TOP 5 da NBA.
avatar
Guigos
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 08/12/2012
Idade : 27
Localização : Vila Nova de Gaia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Seg 7 Jan 2013 - 11:56

@Guigos escreveu:

Só tenho de deixar aqui o meu descontentamento para contigo Groove Wink porque deixas-te de fora da tua lista de C's o MGasol, que para mim é um C do TOP 5 da NBA.

Como se nota de quem es adepto Smile

Tens razão, Gasol é um dos bons C da actualidade, e como muitos outros esta sub.apoveitado por ter a seu lado Z-Bo e contar ainda com Rudy Gay (não interfere no jogo de garrafão mas no status da equipa como prioridade).

Podem acresentar as vossas opiniões. O intuito é mesmo debater o tema Smile

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Guigos em Ter 8 Jan 2013 - 11:25

Um jogador que é pouco falado e que revelou uma boa adaptação a esta posição foi o JJHickson. Não tem o tamanho (digamos) pré-definido para a posição mas tem um double-double de média entre pontos e ressaltos.
avatar
Guigos
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 08/12/2012
Idade : 27
Localização : Vila Nova de Gaia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Farripas em Ter 8 Jan 2013 - 14:59

@Guigos escreveu:Um jogador que é pouco falado e que revelou uma boa adaptação a esta posição foi o JJHickson. Não tem o tamanho (digamos) pré-definido para a posição mas tem um double-double de média entre pontos e ressaltos.

É verdade, o JJ Hickson está a dar que falar em Portland. Lá está aquilo que se falava, das duplas PG e C. O Hickson está a beneficiar da grande época do Lillard. Mas também tem o seu próprio mérito, claro.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 27
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  nergal em Ter 8 Jan 2013 - 15:09

@Farripas escreveu:
@Guigos escreveu:Um jogador que é pouco falado e que revelou uma boa adaptação a esta posição foi o JJHickson. Não tem o tamanho (digamos) pré-definido para a posição mas tem um double-double de média entre pontos e ressaltos.

É verdade, o JJ Hickson está a dar que falar em Portland. Lá está aquilo que se falava, das duplas PG e C. O Hickson está a beneficiar da grande época do Lillard. Mas também tem o seu próprio mérito, claro.
Só de pensar que trocámos o Hickson pelo Casspi + uma pick que provávelmente nunca a vamos ver até me dá uma coisa má.
Ele melhorou muito desde que chegou a Portland, nos Kings foi uma nulidade.

___________________________________________


Building something special...
"With the first pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Kyrie Irving from Duke University"
"With the fourth pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Tristan Thompson from Toronto Canada from the University of Texas"
"With the fourth pick in 2012 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Dion Waiters from Syracuse University"
"With the first pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Anthony Bennett from Toronto Canada from the University Nevada Las Vegas"
"With the nineteenth pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Sergey Karasev from Russia"
avatar
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Ter 8 Jan 2013 - 15:16

@Guigos escreveu:Um jogador que é pouco falado e que revelou uma boa adaptação a esta posição foi o JJHickson. Não tem o tamanho (digamos) pré-definido para a posição mas tem um double-double de média entre pontos e ressaltos.

O Barkley era um grande ressaltador e um bom marcador de pontos jogando a PF e nem por isso era muito alto. Simplemente, aprendeu a ganhar ressaltos por ter uma boa elevação a saltar.

O proprio J-Smith não é assim tão alto e faz algo similar ao Barkley (ok, existe uma grande diferença entre os dois lol! )

Mas estes exemplos não são C's :S

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  JP3 em Ter 8 Jan 2013 - 17:49

O Vucevic dos ORL está realmente a fazer um papel mais ou menos nos Magic.

Pekovic nos MIN está a tornar-se um excelente C e poderá fazer uma dupla de sonho com Love nos T'Wolves daqui a uns anos.

Asik está a tornar-se um bom ressaltador e marcador com a ida para os Rockets.

Um jogador muito pouco falado mas que para mim é o sucessor do Verajão/Nêne na seleção brasileira é o T.Splitter dos Spurs pena é que nem sempre é regular mas há jogos que domina bem o garrafão.

Horford um PF adaptado a C que está-me a surpreender a sua forma de jogar.

O BIG AL, acho que já foi falado mas é um bom C e é o que safa os Jazz, estes Jazz tem um bom garrafão e o perimetro está a tornar-se forte com o Hayward. Esta equipa promete!

R. Hibbert está numa época NÃO, mas em forma pode ser um excelente C em qualquer momento de jogo.

Com a ida do Kidd para NY o Chandler subiu suas médias e está um C mais pussante e forte no garrafão.

___________________________________________



"The guy said NBA players are one in a million, ... I said, 'Man, look, I'm going to be that one in a million." - Kobe Bryant

''Ask not what your teammates can do for you. Ask what you can do for your teammates.'' - Magic Johson

''I'm a point guard, so I want to see everybody else score and be happy. I don't necessarily need to score at all." - Rajon Rondo
avatar
JP3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Masculino Mensagens : 833
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 18
Localização : Orléans, França

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  KDFP35 em Ter 8 Jan 2013 - 20:49

Roy Hibbert está muito à quem das expectativas, depois de um ano muito bem conseguido (1º all-star selection e um 3º lugar na conferência este). 9.8 pontos por jogo e 8.2 ressaltos por jogo e 2.7 desarmes por jogo, sendo um dos C mais altos de NBA, senão o mais alto (2,18), não é atlético como DeAndre Jordan ou Dwight Howard, logo fica condicionado num fundamento muito utilizado na NBA, o pick and roll (atenção só referi estes dois, mas também há outros capazes de jogar pick and roll e são muito eficazes). Ainda tem 26 anos, certamente daqui a 2/3 anos, os seus números serão melhores.

ps: o Stern tem feito coisas "desnecessários" na NBA (multas e afins)

Groove, acho que estiveste muito bem, parabéns Very Happy
avatar
KDFP35
Em Drills
Em Drills

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 22
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Qua 9 Jan 2013 - 18:42

wesley88 escreveu:O
Com a ida do Kidd para NY o Chandler subiu suas médias e está um C mais pussante e forte no garrafão.

Era o que comentava com alguém a uns postes acima, um bom PG e um bom C fazem coisa muito boas, carregam equipas e ganham campeonatos. Mesmo nos dias de hoje e da quase extinção dos C, é notavel como conseguem evoluir quando tem a seu lado um PG muito bom e pouco o nada egoista.

@KDFP35 escreveu:

Groove, acho que estiveste muito bem, parabéns Very Happy

Obrigado Smile


___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  RaptorsFan em Seg 11 Mar 2013 - 18:58

Uma pena a minha posição estar acabando...Mas eu acho que nós ainda iremos decidir varios campeonatos, com rebotes ou blocks, já já seremos importantes, tomare que seja já comigo jogando nos Raptors xD, acho uma pena esse basket moderno, mas quem fora da NBA os C são pilares da maioria das equipes, Kirilenko na seleção da Russia jogou alguns jogos como C, e foi muito bem, então acho que nós ainda temos importância no basket
avatar
RaptorsFan
Top 60 Draft
Top 60 Draft

Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 21
Localização : Florianópolis (Brasil)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  nergal em Seg 11 Mar 2013 - 21:29

O Draft de 2012 e agora esse de 2013 vai trazer uma boa fornada de novos C's que irão ser muito bons, logo à cabeça Davis, Drummond.
Depois tem outros jogadores que poderão ser jogadores vir a tornar-se bem intressantes casos dos irmãos Zeller(Cody e o Tyler, o Luke não vale nada Razz), Noel, Len, Plumlee, Collie-Stein, Leonard, Austin, Gobert.

Muitos dai não têm ainda massa muscular para jogar contra os grandes centers por isso deverão jogar a PF na NBA tal como o Davis este ano.


Última edição por nergal em Seg 11 Mar 2013 - 23:04, editado 1 vez(es)

___________________________________________


Building something special...
"With the first pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Kyrie Irving from Duke University"
"With the fourth pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Tristan Thompson from Toronto Canada from the University of Texas"
"With the fourth pick in 2012 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Dion Waiters from Syracuse University"
"With the first pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Anthony Bennett from Toronto Canada from the University Nevada Las Vegas"
"With the nineteenth pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Sergey Karasev from Russia"
avatar
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Bártolo em Seg 11 Mar 2013 - 23:00

@nergal escreveu:O Draft de 2012 e agora esse de 2013 vai trazer uma boa fornada de novos C's que irão ser muito bons, logo à cabeça Davis, Drummond.
Depois tem outros jogadores que poderão ser jogadores vir a tornar-se bem intressantes casos dos irmãos Zeller(Cody e o Tyler, o Luke não vele nada Razz), Noel, Len, Plumlee, Collie-Stein, Leonard, Austin, Gobert.

Muitos dai não têm ainda massa muscular para jogar contra os grandes centers por isso deverão jogar a PF na NBA tal como o Davis este ano.

É verdade, é bom ver uma equipa com um grande homem na foto, esse é sempre o poste! O Noel é para mim dos mais fortes do Draft e com o desenvolvimento de alguns da actualidade (Larry Sanders, Greg Monroe, Demarcus Cousins, etc.)

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Ter 12 Mar 2013 - 11:19

@Bártolo escreveu:

É verdade, é bom ver uma equipa com um grande homem na foto, esse é sempre o poste! .)

Tipo P.Ewing em primeiro plano e depois vinham Ward, Starks, Oakley….etc Very Happy

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Bártolo em Ter 12 Mar 2013 - 14:59

@Groove escreveu:
@Bártolo escreveu:

É verdade, é bom ver uma equipa com um grande homem na foto, esse é sempre o poste! .)

Tipo P.Ewing em primeiro plano e depois vinham Ward, Starks, Oakley….etc Very Happy

Exactamente, é algo que sobressai

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  JHigino em Sex 29 Mar 2013 - 14:35

O C que mais gosto ver jogar é o Lamarcus Aldrige, é grande que nunca mais acaba é bom lançador bom ressaltador e ainda é razoavel no lances livres. Ele nos meus Heat era brutal!
avatar
JHigino
Em Drills
Em Drills

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Coimbra

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Farripas em Sex 29 Mar 2013 - 15:41

@JHigino escreveu:O C que mais gosto ver jogar é o Lamarcus Aldrige, é grande que nunca mais acaba é bom lançador bom ressaltador e ainda é razoavel no lances livres. Ele nos meus Heat era brutal!

O Aldrige é PF.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 27
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Guigos em Sex 29 Mar 2013 - 17:32

@Farripas escreveu:
"JHigino escreveu:O C que mais gosto ver jogar é o Lamarcus Aldrige, é grande que nunca mais acaba é bom lançador bom ressaltador e ainda é razoavel no lances livres. Ele nos meus Heat era brutal!
O Aldrige é PF.

Até que calha bem este "erro" do amigo JHigino, porque em especial nestes TrailBlazers em que tanto os titulares JJ Hickson e LaMarcus Aldridge ambos são PF de natureza mas o JJ Hickson tem assumido a posição de C mesmo sendo em termos físicos mais pequeno e leve que o LAldridge. Este é um bom exemplo porque demonstra se calhar o que vai ser o futuro dos frontcourt das equipas, deixando de haver um jogador dominador debaixo da tabela para darem lugar a jogadores atléticos, bons tecnicamente e que saibam como se joga longe da tabela.
avatar
Guigos
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 08/12/2012
Idade : 27
Localização : Vila Nova de Gaia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Farripas em Sex 29 Mar 2013 - 18:34

@Guigos escreveu:
@Farripas escreveu:
"JHigino escreveu:O C que mais gosto ver jogar é o Lamarcus Aldrige, é grande que nunca mais acaba é bom lançador bom ressaltador e ainda é razoavel no lances livres. Ele nos meus Heat era brutal!
O Aldrige é PF.

Até que calha bem este "erro" do amigo JHigino, porque em especial nestes TrailBlazers em que tanto os titulares JJ Hickson e LaMarcus Aldridge ambos são PF de natureza mas o JJ Hickson tem assumido a posição de C mesmo sendo em termos físicos mais pequeno e leve que o LAldridge. Este é um bom exemplo porque demonstra se calhar o que vai ser o futuro dos frontcourt das equipas, deixando de haver um jogador dominador debaixo da tabela para darem lugar a jogadores atléticos, bons tecnicamente e que saibam como se joga longe da tabela.

É o modelo europeu. Bigs que tb são atiradores, ou pelo menos conseguem marcar lançamentos longos. Nowitzki e Bargnani são exemnplos.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 27
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Seg 1 Abr 2013 - 11:52

@Farripas escreveu:
@Guigos escreveu:
@Farripas escreveu:
"JHigino escreveu:O C que mais gosto ver jogar é o Lamarcus Aldrige, é grande que nunca mais acaba é bom lançador bom ressaltador e ainda é razoavel no lances livres. Ele nos meus Heat era brutal!
O Aldrige é PF.

Até que calha bem este "erro" do amigo JHigino, porque em especial nestes TrailBlazers em que tanto os titulares JJ Hickson e LaMarcus Aldridge ambos são PF de natureza mas o JJ Hickson tem assumido a posição de C mesmo sendo em termos físicos mais pequeno e leve que o LAldridge. Este é um bom exemplo porque demonstra se calhar o que vai ser o futuro dos frontcourt das equipas, deixando de haver um jogador dominador debaixo da tabela para darem lugar a jogadores atléticos, bons tecnicamente e que saibam como se joga longe da tabela.

É o modelo europeu. Bigs que tb são atiradores, ou pelo menos conseguem marcar lançamentos longos. Nowitzki e Bargnani são exemnplos.

Por alguma coisa a NBA já extinguiu os C do ASG. E pela mesma razão vimos cada vez mais PG a marcar pontos e assistir pouco. Sem esquecer que quase sempre são atléticos e como tal passa a vida atacar o cesto (Westbrook, Rose, Irving…).

Infelizmente os verdadeiros c começam a perder o seu lugar na NBA a menos que sejam absolutamente dominadores com D12 (este acho que devia dizer “era”), Cousins (se meter os pés no chão), Bynum (pena os seus joelhos) …etc.

Infelizmente as regras prejudicam este tipo de jogadores e como tal é uma posição a ser extinta, não que o seja de facto mas a sua forma de jogar tal como a conhecemos sim.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  nergal em Seg 1 Abr 2013 - 15:39

O D12 ainda é o melhor C da actualidade, tem sido o melhor dos Lakers nestes últimos jogos de longe.

___________________________________________


Building something special...
"With the first pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Kyrie Irving from Duke University"
"With the fourth pick in 2011 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Tristan Thompson from Toronto Canada from the University of Texas"
"With the fourth pick in 2012 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Dion Waiters from Syracuse University"
"With the first pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Anthony Bennett from Toronto Canada from the University Nevada Las Vegas"
"With the nineteenth pick in 2013 NBA Draft, the Cleveland Cavaliers select Sergey Karasev from Russia"
avatar
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Groove em Ter 2 Abr 2013 - 10:32

@nergal escreveu:O D12 ainda é o melhor C da actualidade, tem sido o melhor dos Lakers nestes últimos jogos de longe.

Mesmo assim está muito longe dos nomes que temos falado neste tópico.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinção dos Center's?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum