NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Europeus na NBA

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Dom 28 Set 2014 - 23:34


Se actualmente é um facto natural, com relevância desportiva para a Liga e desempenhando em muitos casos papeis importantes, tempos houve em que os jogadores europeus não passavam de meros assistentes, sem qualquer relevância a nível desportivo, sendo até encarados como factos curiosos e até pitorescos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o primeiro europeu, sem formação norteamericana, a jogar na NBA não foi o espanhol Fernando Martìn, mas sim um jogador búlgaro de nome Georgi Glouchkov.

Glouchkov jogou nos Phoenix Suns na época de 1985/86 e Martín jogou nos Portland Trail Blazers na época seguinte. Ambos jogaram uma época na NBA, com uma acção pouco mais do que presencial (Glouchkov  jogou 49 partidas e Martín 24).

Só no verão de 1989 se começou a inverter essa tendência, com a primeira grande vaga de jogadores europeus, sem formação norteamericana, coincidentemente todos oriundos do leste europeu (região que à data tinha preponderância no basket europeu). Foram os então jugoslavos Vlade Divac, Drazen Petrovic e Zarco  Paspalj e os então soviéticos Sarunas Marciulionis e Alexander Volkov.
A esta vaga podemos atribuir a mudança de imagem e o início do sucesso dos jogadores europeus sem formação norte americana na NBA. Nela verificaram-se  todas as situações possíveis. Divac (nos Lakers) e Marciulionis (nos Warrios) tiveram adaptação e importância desportiva quase imediata. Petrovic (nos Trail Blazers) demorou algum tempo nessa adaptação e só quando foi transferido para os Nets é que demonstrou toda a sua qualidade e importância para a equipa. Nos casos de Paspalj e Volkov essa adaptação nunca se verificou totalmente e regressaram à Europa pouco tempo depois (Paspalj primeiro que Volkov).

Mas a porta estava aberta e a partir dessa vaga os jogadores europeus foram observados de outra forma, essencialmente no que se refere ao seu potencial desportivo.

A partir daí a frequência de ida de jogadores europeus começou a ser constante, quer para a NBA quer para o basket formativo (NCAA e High School). Nesta fase a proveniência continuava a ser maioritariamente de leste, destacando-se Arvydas sabonis em 1995 e o alemão Dirk Nowitzki em 1998.

No início dos anos 2000 surgiu a armada espanhola, apoiada na geração que tinha sido campeã mundial de juniores em Lisboa em 1999. E lá apareceram Pau Gasol, Raúl Lopez, Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa, José Calderon e tantos outros que ano após ano tentaram o salto para a melhor liga do mundo, a maioria deles com relevância desportiva.

O leque de nações foi-se alargando para países como Itália, França, Turquia, Inglaterra, Suécia…, sendo hoje facto normal a presença de jogadores europeus com ou sem formação nortamericana.

Como português fico a aguardar que este leque se estenda a Portugal, para assim vibrarmos com as suas prestações.

Serviu esta abordagem para enquadrar o jogador europeu (essencialmente sem formação norteamericana) no panorama actual da NBA e deixar um desafio à comunidade do Fórum:

Escolham os 5 jogadores europeus (independentemente da sua formação) que mais se destacaram ou destacam na história da NBA, por ordem de importância. O critério é vosso desde que o justifiquem. Assim como o horizonte temporal, pois a nossa opinião é sempre condicionada pela observação em “real time”.

Para tentar uniformizar as escolhas deixo aqui uma lista dos 50 principais jogadores europeus que jogaram ou jogam na NBA de onde podem retirar os 5 eleitos. Se acharem que existe algum jogador que considerem importante e que não conste da lista (pode sempre me escapar alguém) podem incluí-lo, desde que justifiquem.

Georgia Glouchkov, Fernando Martin, Drazen Petrovic, Vlade Divac, Zarco paspalj, Sarunas Marciulionis, Alexander Volkov, Toni Kukoc, Arvydas Sabonis, Zydrunas Ilgauskas, Rik Smits, Detlef Schremf, Dino Radjia, Dirk Nowitzki, Pau Gasol, Raúl Lopez, Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa, Jose Calderon, Sergio Rodriguez, Marc Gasol, Rudy Fernandez, Ricky Rubio, Tony Parker, Pedja Stojakovic, Hedo Turkoglu, Nenad Kristic, Pedrag Danilovic, Sarunas Jasikevicius, Andrei Kirilenko, Mehmet Okur, Boris Diaw, Nicolas Batum, Joakim Noah, Andrea Bargnani, Danilo Galinari, Marco Belinelli, Ben Gordon, Swen Nater, Goran Dragic, Andris Biedrins, Rasho Nesterovic, Darko Milicic, Beno Udrih, Marcin Gortat, Ersan Ilyasova, Evan Fournier, Stojko Vrankovic, Nikola Pekovic e Jonas Valanciunas.

Felizmente que a lista seria maior, mas penso que nestes 50 não falta nenhum nome relevante para a lista dos 5 que mais se destacaram.
Desculpem o modo como está apresentada, sei que exige esforço para a avaliar, mas colocar cada nome numa lista vertical iria tornar o post ainda mais extenso.


Correspondendo ao desafio vou em primeiro lugar enumerar o meu Top 5 dos jogadores que mais se destacaram. Porque vi jogar todos os jogadores da lista dos 50, o meu top é mais abrangente em termos de horizonte temporal.

Dirk Nowitzki- Carreia fabulosa sempre ao serviço de Dallas, campeão da NBA, coloquei-o em primeiro lugar, obviamente para além do seu curriculum,  por ter sido o único jogador europeu a ser MVP da liga.

Tony Parker- Peça essencial na última década numa das equipas mais estáveis de sempre da NBA. 4 títulos de campeão da NBA dão-lhe o meu 2º lugar.

Pau Gasol- Números fantásticos na liga, papel decisivo em 2 títulos dos Lakers, sempre relevante em todas as equipas onde jogou.

Vlade Divac- Foi provavelmente o primeiro center como hoje os entendemos na NBA. O seu forte não era a intimidação e os ressaltos, mas a sua visão de jogo, capacidade de passe e lançamento. Excepcional talento e fundamentos técnicos para a sua altura (2,16m). Brilhou em duas grandes equipas da altura (Lakers do final Showtime e nos Kings do início anos 2000). O título da NBA escapou-lhe por muito pouco.

Drazen Petrovic- Provavelmente o jogador europeu com mais talento puro que vi jogar. Por alguma razão era conhecido como o “genio de sibenik”. Talvez por essa genialidade implicar um temperamento especial e pelo facto de ter iniciado a carreira na NBA numa equipa de topo, já feita e com um estilo de jogo que não se adaptava às suas características, demorou algum tempo a causar impacto NBA. Quando foi transferido para os Nets mostrou todo o seu talento numa equipa em ascenção. Espírito competitivo como poucos. Quando caminhava para estrela e a NBA começava a render-se ao seu talento a sua vida terminou tragicamente.


Após o top 5 não poderia deixar sem uma menção honrosa um jogador que poderia perfeitamente ter sido o primeiro desta lista se as circunstâncias da altura tivessem sido outras:

Arvydas Sabonis- Será uma surpresa para os mais novos, mas tinha uma agilidade e técnica fabulosa para quem tinha 2,21m. Chegou à NBA (em 1995) algo limitado pelas lesões, mas mesmo assim causou impacto e foi decisivo com a sua qualidade de passe e de tiro. Se tem chegado à NBA nas suas melhores condições físicas poderia ter sido um fenómeno e um dos melhores centers de todos os tempos.

Avaliem a lista, façam as vossas escolhas e disfrutem do tema.
Todas as opções são válidas, desde que as fundamentem, pois uma escolha como esta tem sempre algo de pessoal.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Groove em Seg 29 Set 2014 - 15:56

@RFVZ escreveu:
Arvydas Sabonis- Será uma surpresa para os mais novos, mas tinha uma agilidade e técnica fabulosa para quem tinha 2,21m. Chegou à NBA (em 1995) algo limitado pelas lesões, mas mesmo assim causou impacto e foi decisivo com a sua qualidade de passe e de tiro. Se tem chegado à NBA nas suas melhores condições físicas poderia ter sido um fenómeno e um dos melhores centers de todos os tempos.


Não estou com muito tmepo mas vou deixar uma nota sobre Arvydas Sabonis.

Apesar das lesões e de ter chegado tarde a NBA deixou uma marca para sempre. No entanto o principal aspecto na história deste jogador não é tanto pelo que fez mas sim a história da sua carreira profissional para não dizer da sua vida.

Sabonis não foi para a liga ainda jovem devido aos problemas entre EUA e a URSS. Foi seleccionado em 1985 pelos ATL mas foi vetada a sua entrada na NBA. Não tenho tempo, mas aconselhava todos a dar um pesquizada…pois vale muito a pena conhecer a carreira deste atleta e quem sabe até onde conseguiria chegar não fossem as lesões e o tempo que levou até ter autorização para viajar até aos EUA e jogar na NBA.


avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  nbafankingjames em Seg 29 Set 2014 - 17:02

@RFVZ escreveu:Se actualmente é um facto natural, com relevância desportiva para a Liga e desempenhando em muitos casos papeis importantes, tempos houve em que os jogadores europeus não passavam de meros assistentes, sem qualquer relevância a nível desportivo, sendo até encarados como factos curiosos e até pitorescos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o primeiro europeu, sem formação norteamericana, a jogar na NBA não foi o espanhol Fernando Martìn, mas sim um jogador búlgaro de nome Georgi Glouchkov.
Glouchkov jogou nos Phoenix Suns na época de 1985/86 e Martín jogou nos Portland Trail Blazers na época seguinte. Ambos jogaram uma época na NBA, com uma acção pouco mais do que presencial (Glouchkov  jogou 49 partidas e Martín 24).

Só no verão de 1989 se começou a inverter essa tendência, com a primeira grande vaga de jogadores europeus, sem formação norteamericana, coincidentemente todos oriundos do leste europeu (região que à data tinha preponderância no basket europeu). Foram os então jugoslavos Vlade Divac, Drazen Petrovic e Zarco  Paspalj e os então soviéticos Sarunas Marciulionis e Alexander Volkov.
A esta vaga podemos atribuir a mudança de imagem e o início do sucesso dos jogadores europeus sem formação norte americana na NBA. Nela verificaram-se  todas as situações possíveis. Divac (nos Lakers) e Marciulionis (nos Warrios) tiveram adaptação e importância desportiva quase imediata. Petrovic (nos Trail Blazers) demorou algum tempo nessa adaptação e só quando foi transferido para os Nets é que demonstrou toda a sua qualidade e importância para a equipa. Nos casos de Paspalj e Volkov essa adaptação nunca se verificou totalmente e regressaram à Europa pouco tempo depois (Paspalj primeiro que Volkov).

Mas a porta estava aberta e a partir dessa vaga os jogadores europeus foram observados de outra forma, essencialmente no que se refere ao seu potencial desportivo.

A partir daí a frequência de ida de jogadores europeus começou a ser constante, quer para a NBA quer para o basket formativo (NCAA e High School). Nesta fase a proveniência continuava a ser maioritariamente de leste, destacando-se Arvydas sabonis em 1995 e o alemão Dirk Nowitzki em 1998.

No início dos anos 2000 surgiu a armada espanhola, apoiada na geração que tinha sido campeã mundial de juniores em Lisboa em 1999. E lá apareceram Pau Gasol, Raúl Lopez, Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa, José Calderon e tantos outros que ano após ano tentaram o salto para a melhor liga do mundo, a maioria deles com relevância desportiva.

O leque de nações foi-se alargando para países como Itália, França, Turquia, Inglaterra, Suécia…, sendo hoje facto normal a presença de jogadores europeus com ou sem formação nortamericana.

Como português fico a aguardar que este leque se estenda a Portugal, para assim vibrarmos com as suas prestações.

Serviu esta abordagem para enquadrar o jogador europeu (essencialmente sem formação norteamericana) no panorama actual da NBA e deixar um desafio à comunidade do Fórum:

Escolham os 5 jogadores europeus (independentemente da sua formação) que mais se destacaram ou destacam na história da NBA, por ordem de importância. O critério é vosso desde que o justifiquem. Assim como o horizonte temporal, pois a nossa opinião é sempre condicionada pela observação em “real time”.

Para tentar uniformizar as escolhas deixo aqui uma lista dos 50 principais jogadores europeus que jogaram ou jogam na NBA de onde podem retirar os 5 eleitos. Se acharem que existe algum jogador que considerem importante e que não conste da lista (pode sempre me escapar alguém) podem incluí-lo, desde que justifiquem.

Georgia Glouchkov, Fernando Martin, Drazen Petrovic, Vlade Divac, Zarco paspalj, Sarunas Marciulionis, Alexander Volkov, Toni Kukoc, Arvydas Sabonis, Zydrunas Ilgauskas, Rik Smits, Detlef Schremf, Dino Radjia, Dirk Nowitzki, Pau Gasol, Raúl Lopez, Juan Carlos Navarro, Jorge Garbajosa, Jose Calderon, Sergio Rodriguez, Marc Gasol, Rudy Fernandez, Ricky Rubio, Tony Parker, Pedja Stojakovic, Hedo Turkoglu, Nenad Kristic, Pedrag Danilovic, Sarunas Jasikevicius, Andrei Kirilenko, Mehmet Okur, Boris Diaw, Nicolas Batum, Joakim Noah, Andrea Bargnani, Danilo Galinari, Marco Belinelli, Ben Gordon, Swen Nater, Goran Dragic, Andris Biedrins, Rasho Nesterovic, Darko Milicic, Beno Udrih, Marcin Gortat, Ersan Ilyasova, Evan Fournier, Stojko Vrankovic, Nikola Pekovic e Jonas Valanciunas.

Felizmente que a lista seria maior, mas penso que nestes 50 não falta nenhum nome relevante para a lista dos 5 que mais se destacaram.
Desculpem o modo como está apresentada, sei que exige esforço para a avaliar, mas colocar cada nome numa lista vertical iria tornar o post ainda mais extenso.


Correspondendo ao desafio vou em primeiro lugar enumerar o meu Top 5 dos jogadores que mais se destacaram. Porque vi jogar todos os jogadores da lista dos 50, o meu top é mais abrangente em termos de horizonte temporal.

Dirk Nowitzki- Carreia fabulosa sempre ao serviço de Dallas, campeão da NBA, coloquei-o em primeiro lugar, obviamente para além do seu curriculum,  por ter sido o único jogador europeu a ser MVP da liga.

Tony Parker- Peça essencial na última década numa das equipas mais estáveis de sempre da NBA. 4 títulos de campeão da NBA dão-lhe o meu 2º lugar.

Pau Gasol- Números fantásticos na liga, papel decisivo em 2 títulos dos Lakers, sempre relevante em todas as equipas onde jogou.

Vlade Divac- Foi provavelmente o primeiro center como hoje os entendemos na NBA. O seu forte não era a intimidação e os ressaltos, mas a sua visão de jogo, capacidade de passe e lançamento. Excepcional talento e fundamentos técnicos para a sua altura (2,16m). Brilhou em duas grandes equipas da altura (Lakers do final Showtime e nos Kings do início anos 2000). O título da NBA escapou-lhe por muito pouco.

Drazen Petrovic- Provavelmente o jogador europeu com mais talento puro que vi jogar. Por alguma razão era conhecido como o “genio de sibenik”. Talvez por essa genialidade implicar um temperamento especial e pelo facto de ter iniciado a carreira na NBA numa equipa de topo, já feita e com um estilo de jogo que não se adaptava às suas características, demorou algum tempo a causar impacto NBA. Quando foi transferido para os Nets mostrou todo o seu talento numa equipa em ascenção. Espírito competitivo como poucos. Quando caminhava para estrela e a NBA começava a render-se ao seu talento a sua vida terminou tragicamente.


Após o top 5 não poderia deixar sem uma menção honrosa um jogador que poderia perfeitamente ter sido o primeiro desta lista se as circunstâncias da altura tivessem sido outras:

Arvydas Sabonis- Será uma surpresa para os mais novos, mas tinha uma agilidade e técnica fabulosa para quem tinha 2,21m. Chegou à NBA (em 1995) algo limitado pelas lesões, mas mesmo assim causou impacto e foi decisivo com a sua qualidade de passe e de tiro. Se tem chegado à NBA nas suas melhores condições físicas poderia ter sido um fenómeno e um dos melhores centers de todos os tempos.

Avaliem a lista, façam as vossas escolhas e disfrutem do tema.
Todas as opções são válidas, desde que as fundamentem, pois uma escolha como esta tem sempre algo de pessoal.


Concordo com a tua lista o Nowitzki foi o que mais se destacou sem duvida.
avatar
nbafankingjames
Top 60 Draft
Top 60 Draft

Masculino Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/09/2014
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Seg 29 Set 2014 - 17:35

@Groove escreveu:
@RFVZ escreveu:
Arvydas Sabonis- Será uma surpresa para os mais novos, mas tinha uma agilidade e técnica fabulosa para quem tinha 2,21m. Chegou à NBA (em 1995) algo limitado pelas lesões, mas mesmo assim causou impacto e foi decisivo com a sua qualidade de passe e de tiro. Se tem chegado à NBA nas suas melhores condições físicas poderia ter sido um fenómeno e um dos melhores centers de todos os tempos.


Não estou com muito tmepo mas vou deixar uma nota sobre Arvydas Sabonis.

Apesar das lesões e de ter chegado tarde a NBA deixou uma marca para sempre. No entanto o principal aspecto na história deste jogador não é tanto pelo que fez mas sim a história da sua carreira profissional para não dizer da sua vida.

Sabonis não foi para a liga ainda jovem devido aos problemas entre EUA e a URSS. Foi seleccionado em 1985 pelos ATL mas foi vetada a sua entrada na NBA. Não tenho tempo, mas aconselhava todos a dar um pesquizada…pois vale muito a pena conhecer a carreira deste atleta e quem sabe até onde conseguiria chegar não fossem as lesões e o tempo que levou até ter autorização para viajar até aos EUA e jogar na NBA.

Arvydas Sabonis dava quase para um tópico só!

O sua capacidade para jogar Basket e o seu talento eram assombrosos! Numa época de quase "insignificância" do jogador europeu (como disse na introdução do tópico) ele foi seguido, escolhido e acompanhado (até medicamente) por equipas da NBA (nomeadamente Portland) mesmo não estando a jogar na NBA. Isto revela o grau de confiança e a aposta que era feita no seu potencial.

Infelizmente fenómenos extra-desportivos condicionaram a sua carreia, mesmo até nas suas graves lesões.

Foi por isso a minha menção e um exemplo de como as circunstancias podem influenciar negativamente a carreira de um atleta, por muito elevado que seja o seu potencial.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Vince Carter em Seg 29 Set 2014 - 17:55

Parker e Nowitzki Razz
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Rikardz em Seg 29 Set 2014 - 18:27

@Vince Carter escreveu:Parker e Nowitzki Razz

Sem duvida.

Com especial menção ao Nowitzi. 1º MVP Europeu. Empurra uma equipa sozinho. e teve de crescer numa altura e país com muita dificuldade de adaptação à NBA por os EUA não olharem com bons olhos os europeus.
avatar
Rikardz
Jogador da D-League
Jogador da D-League

Masculino Mensagens : 186
Data de inscrição : 01/05/2014
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Ter 7 Out 2014 - 18:40

Estou expectante e até esperançado, em que Nicola Mirotic desenvolva todo o seu potencial e um dia possa ser incluido nesta lista.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Qui 16 Out 2014 - 0:46

Não sei se acompanharam esta história do drone com a bandeira da "grande Albânia" que originou o caos no jogo de futebol Sérvia-Albânia, mas este episódio da bandeira fez-me lembrar um outro também nos balcãs e que motivou o fim de uma amizade entre dois dos maiores jogadores de Basket da história daquela região.

Resolvi recordar o episódio neste tópico porque foram dois jogadores europeus que mais se destacaram na NBA (estão no meu top5).

O episódio envolve Vlade Divac e Drazen Petrovic que na altura jogavam pela selecção da Jugoslávia.
Divac era o melhor amigo de Petrovic desde as camadas jovens da selecção da Jugoslávia e era o seu grande apoio na NBA (tinham terminado a sua primeira época), pois Drazen tinha tido uma época frustrante em Portland.
Em 1990 durante as celebrações da conquista do Mundial FIBA pela Jugoslávia, apareceu um adepto com a bandeira da Croácia (na altura começavam a parecer os primeiros movimentos para a independência de regiões da Jugoslávia). Divac (Sérvio) arrancou a bandeira ao adepto, acção que o seu então amigo Drazen Petrovic(Croata) nunca lhe perdoou. Deixaram de falar e a situação extremou-se de tal maneira que Drazen inclusivamente deixou-o de cumprimentar nos jogos.

Vlade chegou a dizer:
"Para construir uma amizade leva anos, para destruí-la basta apenas um segundo"
"Sempre pensei que chegaria o dia em que Drazen e eu nos sentaríamos a conversar ... mas esse dia nunca chegou"

Para o pessoal mais novo esta história pode não significar muito, mas motivou tantos debates e reportagens especialmente pelo facto de razões políticas poderem, infelizmente, destruir uma amizade.

Destaco particularmente um documentário realizado pela ESPN e NBA denominado "Once Brothers" que aconselho vivamente a verem.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  PIERCE#34 em Qui 16 Out 2014 - 21:47

É sempre complicado quando os problemas extra jogo entram em campo como foi este caso da servia ou esse que referiste.

São assuntos complicados que só estragam todo o que o desporto dá de bom as pessoas.
avatar
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário https://camisola34.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Groove em Sex 17 Out 2014 - 9:51

@PIERCE#34 escreveu:É sempre complicado quando os problemas extra jogo entram em campo como foi este caso da servia ou esse que referiste.

São assuntos complicados que só estragam todo o que o desporto dá de bom as pessoas.

É precisamente por isso que o caso de Arvydas Sabonis virou quase que uma lenda.
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  mercgold3 em Ter 28 Out 2014 - 17:41

Petrovic, Sabonis, Dirk, são as escolhas óbvias de escolher na minha opinião.
avatar
mercgold3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Mensagens : 732
Data de inscrição : 01/10/2014
Localização : Porto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Groove em Qua 29 Out 2014 - 15:08

@mercgold3 escreveu:Petrovic, Sabonis, Dirk, são as escolhas óbvias de escolher na minha opinião.

Se me permites, Sabonis pelos problemas políticos entre EUA e URSS e Dirk pelo profissionalismo e liderança são dois dos melhores exemplos. Isto sem desfazer de Divac que sem duvida marcou os anos 90.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Qua 29 Out 2014 - 23:01

Tal como disse na apresentação do tópico hoje é facto normal a presença de jogadores europeus na NBA.

Para concretizar está ideia aquí ficam os dados desta epoca que se iniciou.

De um record de 101 jogadores estrangeiros, 55 são europeus.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Groove em Qui 30 Out 2014 - 12:08

@RFVZ escreveu:

De um record de 101 jogadores estrangeiros, 55 são europeus.

Li isso ontem e fiquei surpreso porque pensava que o numero de Europeus era menor.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Qui 30 Out 2014 - 21:39

@Groove escreveu:
@RFVZ escreveu:

De um record de 101 jogadores estrangeiros, 55 são europeus.

Li isso ontem e fiquei surpreso porque pensava que o numero de Europeus era menor.

É de facto um número muito significativo.
Se imaginarmos que a liga tem por volta de 450 jogadores, 55 ronda os 12%.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Dom 7 Jun 2015 - 22:07

Serve este post para prestar homenagem, na data do seu falecimento, a um dos maiores jogadores europeus da história deste jogo, aquele a quem chamavam "génio de Sibenik" ou "Mozart do basket".

Faz hoje 22 anos que Drazen Petrovic faleceu de forma trágica. Custou, mas obteve o merecido reconhecimento por parte do mundo da NBA e deixo aqui uma das mais emblemáticas afirmações desse reconhecimento, dita por outro lançador de excepção.
Reggie Miller disse "Petrovic foi o melhor lançador da historia, ficava doido com ele, dava-me cabo dos nervos... foi o meu némesis"
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Nuno Barros em Dom 7 Jun 2015 - 23:01


saudades desse Mozart, há no youtube um doc. fantástico dele e do Divac e a historia da Jugoslávia, repito isto mas vale a pena ver sempre...



cump...
avatar
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 41

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Farripas em Seg 8 Jun 2015 - 7:54

Toni Kukoc, foi dos melhores e só não teve mais destaque, porque jogou com Jordan e Pippen. Mas aí demonstra o jogador e a pessoa que era. Soube juntar-se a 2 estrelas e adaptar-se, de forma a ganhar titulos. O resultado? Juntamente com eles e Rodman, quebraram o recorde de vitórias na NBA, com 72.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 28
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Groove em Seg 8 Jun 2015 - 10:41

Tens toda a razão Farripas. O Kukoc foi um brilhante jogador, mas teve humildade de se deixar na “sombra” de outras estrelas e conquistar anéis, em vez de escrever uma história individual com Petrovic, Divac ou Dirk.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Vince Carter em Seg 8 Jun 2015 - 10:48

Vou lançar outro nome à discussão: Peja Stojakovic.

___________________________________________
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Bártolo em Seg 8 Jun 2015 - 13:30

@Vince Carter escreveu:Vou lançar outro nome à discussão: Peja Stojakovic.

Adorava essa equipa de Sacramento, Mike Bibby, Chris Webber, Gerald Wallace e claro Peja Stojakovic. Grande tiro exterior, grande atitude, boa movimentação, e grande inteligência, algo muito comum nos Europeus!

Este foi dos melhores passes de sempre!


___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Seg 8 Jun 2015 - 17:50

@Farripas escreveu:Toni Kukoc, foi dos melhores e só não teve mais destaque, porque jogou com Jordan e Pippen. Mas aí demonstra o jogador e a pessoa que era. Soube juntar-se a 2 estrelas e adaptar-se, de forma a ganhar titulos. O resultado? Juntamente com eles e Rodman, quebraram o recorde de vitórias na NBA, com 72.

@Groove escreveu:Tens toda a razão Farripas. O Kukoc foi um brilhante jogador, mas teve humildade de se deixar na “sombra” de outras estrelas e conquistar anéis, em vez de escrever uma história individual com Petrovic, Divac ou Dirk.  

Kukoc foi de facto um dos mais talentosos e dos mais versáteis jogadores da história do basket europeu. Com os seus 2,10m podia fazer quase todas as posições. Aquela mão esquerda fazia maravilhas no drible e no lançamento.
Onde eu gostei muito de o ver jogar foi quando ele apareceu naquela famosa equipa da Jugoplastika que venceu 3 títulos consecutivos de campeão europeu. Era um prodígio que maravilhava pela sua forma de jogar e comandava uma das equipas mais talentosas da história do basket europeu.

Como disseram optou pelos títulos colectivos em desfavor do brilhantismo pessoal, mas mesmo calhando naquela que foi uma das melhores (se não a melhor) equipas da história poderia ter tido outro protagonismo e reconhecimento, não fosse um "senhor" chamado Scottie Pippen lhe ter sempre tentado "fazer a folha".
Podemos depois aprofundar melhor este tema, mas desde que foi escolhido em 1990 pelos Bulls (quando já era a maior promessa do basket europeu) que Kukoc foi "vítima" de Pippen. Tentativas para evitar a sua contratação, tentativa de humilhação nos jogos olímpicos de Barcelona, episódios de "ciúmes" e recusas de jogadas já na NBA...Foram vários os episódios, aos quais Kukoc respondeu sempre com profissionalismo, mas que de certa forma condicionaram o seu papel nos Bulls.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Farripas em Seg 8 Jun 2015 - 21:24

@RFVZ escreveu:
@Farripas escreveu:Toni Kukoc, foi dos melhores e só não teve mais destaque, porque jogou com Jordan e Pippen. Mas aí demonstra o jogador e a pessoa que era. Soube juntar-se a 2 estrelas e adaptar-se, de forma a ganhar titulos. O resultado? Juntamente com eles e Rodman, quebraram o recorde de vitórias na NBA, com 72.

@Groove escreveu:Tens toda a razão Farripas. O Kukoc foi um brilhante jogador, mas teve humildade de se deixar na “sombra” de outras estrelas e conquistar anéis, em vez de escrever uma história individual com Petrovic, Divac ou Dirk.  

Kukoc foi de facto um dos mais talentosos e dos mais versáteis jogadores da história do basket europeu. Com os seus 2,10m podia fazer quase todas as posições. Aquela mão esquerda fazia maravilhas no drible e no lançamento.
Onde eu gostei muito de o ver jogar foi quando ele apareceu naquela famosa equipa da Jugoplastika que venceu 3 títulos consecutivos de campeão europeu. Era um prodígio que maravilhava pela sua forma de jogar e comandava uma das equipas mais talentosas da história do basket europeu.

Como disseram optou pelos títulos colectivos em desfavor do brilhantismo pessoal, mas mesmo calhando naquela que foi uma das melhores (se não a melhor) equipas da história poderia ter tido outro protagonismo e reconhecimento, não fosse um "senhor" chamado Scottie Pippen lhe ter sempre tentado "fazer a folha".
Podemos depois aprofundar melhor este tema, mas desde que foi escolhido em 1990 pelos Bulls (quando já era a maior promessa do basket europeu) que Kukoc foi "vítima" de Pippen. Tentativas para evitar a sua contratação, tentativa de humilhação nos jogos olímpicos de Barcelona, episódios de "ciúmes" e recusas de jogadas já na NBA...Foram vários os episódios, aos quais Kukoc respondeu sempre com profissionalismo, mas que de certa forma condicionaram o seu papel nos Bulls.

Não apenas Pippen. O próprio Jordan, fez questão de humilhar Kukoc. As estrelas dos Bulls, queriam mostrar ao europeu, quem mandava.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 28
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Seg 8 Jun 2015 - 22:50

@Farripas escreveu:
@RFVZ escreveu:
@Farripas escreveu:Toni Kukoc, foi dos melhores e só não teve mais destaque, porque jogou com Jordan e Pippen. Mas aí demonstra o jogador e a pessoa que era. Soube juntar-se a 2 estrelas e adaptar-se, de forma a ganhar titulos. O resultado? Juntamente com eles e Rodman, quebraram o recorde de vitórias na NBA, com 72.

@Groove escreveu:Tens toda a razão Farripas. O Kukoc foi um brilhante jogador, mas teve humildade de se deixar na “sombra” de outras estrelas e conquistar anéis, em vez de escrever uma história individual com Petrovic, Divac ou Dirk.  

Kukoc foi de facto um dos mais talentosos e dos mais versáteis jogadores da história do basket europeu. Com os seus 2,10m podia fazer quase todas as posições. Aquela mão esquerda fazia maravilhas no drible e no lançamento.
Onde eu gostei muito de o ver jogar foi quando ele apareceu naquela famosa equipa da Jugoplastika que venceu 3 títulos consecutivos de campeão europeu. Era um prodígio que maravilhava pela sua forma de jogar e comandava uma das equipas mais talentosas da história do basket europeu.

Como disseram optou pelos títulos colectivos em desfavor do brilhantismo pessoal, mas mesmo calhando naquela que foi uma das melhores (se não a melhor) equipas da história poderia ter tido outro protagonismo e reconhecimento, não fosse um "senhor" chamado Scottie Pippen lhe ter sempre tentado "fazer a folha".
Podemos depois aprofundar melhor este tema, mas desde que foi escolhido em 1990 pelos Bulls (quando já era a maior promessa do basket europeu) que Kukoc foi "vítima" de Pippen. Tentativas para evitar a sua contratação, tentativa de humilhação nos jogos olímpicos de Barcelona, episódios de "ciúmes" e recusas de jogadas já na NBA...Foram vários os episódios, aos quais Kukoc respondeu sempre com profissionalismo, mas que de certa forma condicionaram o seu papel nos Bulls.

Não apenas Pippen. O próprio Jordan, fez questão de humilhar Kukoc. As estrelas dos Bulls, queriam mostrar ao europeu, quem mandava.

É verdade, mas a atitude de Jordan era "habitual" com todos aqueles que ousavam entrar na sua esfera, mas a atitude de Pippen era claramente pessoal. Pippen desde o início que sempre viu Kukoc como uma ameaça ao seu lugar nos Bulls e ao seu papel de 2ª estrela da equipa.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Madré em Seg 8 Jun 2015 - 23:44

@RFVZ escreveu:
@Farripas escreveu:Toni Kukoc, foi dos melhores e só não teve mais destaque, porque jogou com Jordan e Pippen. Mas aí demonstra o jogador e a pessoa que era. Soube juntar-se a 2 estrelas e adaptar-se, de forma a ganhar titulos. O resultado? Juntamente com eles e Rodman, quebraram o recorde de vitórias na NBA, com 72.

@Groove escreveu:Tens toda a razão Farripas. O Kukoc foi um brilhante jogador, mas teve humildade de se deixar na “sombra” de outras estrelas e conquistar anéis, em vez de escrever uma história individual com Petrovic, Divac ou Dirk.  

Kukoc foi de facto um dos mais talentosos e dos mais versáteis jogadores da história do basket europeu. Com os seus 2,10m podia fazer quase todas as posições. Aquela mão esquerda fazia maravilhas no drible e no lançamento.
Onde eu gostei muito de o ver jogar foi quando ele apareceu naquela famosa equipa da Jugoplastika que venceu 3 títulos consecutivos de campeão europeu. Era um prodígio que maravilhava pela sua forma de jogar e comandava uma das equipas mais talentosas da história do basket europeu.

Como disseram optou pelos títulos colectivos em desfavor do brilhantismo pessoal, mas mesmo calhando naquela que foi uma das melhores (se não a melhor) equipas da história poderia ter tido outro protagonismo e reconhecimento, não fosse um "senhor" chamado Scottie Pippen lhe ter sempre tentado "fazer a folha".
Podemos depois aprofundar melhor este tema, mas desde que foi escolhido em 1990 pelos Bulls (quando já era a maior promessa do basket europeu) que Kukoc foi "vítima" de Pippen. Tentativas para evitar a sua contratação, tentativa de humilhação nos jogos olímpicos de Barcelona, episódios de "ciúmes" e recusas de jogadas já na NBA...Foram vários os episódios, aos quais Kukoc respondeu sempre com profissionalismo, mas que de certa forma condicionaram o seu papel nos Bulls.

Não conhecia esta história do Pippen e do Jordan terem feito a vida negra ao Kukoc... Aprofunda aí o tema, pelo menos eu acho interessante, e sempre fico a aprender mais um pouco.
avatar
Madré
Player Of The Month
Player Of The Month

Masculino Mensagens : 675
Data de inscrição : 02/08/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum