NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Europeus na NBA

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  RFVZ em Ter 9 Jun 2015 - 1:01

@Madré escreveu:
@RFVZ escreveu:
Podemos depois aprofundar melhor este tema, mas desde que foi escolhido em 1990 pelos Bulls (quando já era a maior promessa do basket europeu) que Kukoc foi "vítima" de Pippen. Tentativas para evitar a sua contratação, tentativa de humilhação nos jogos olímpicos de Barcelona, episódios de "ciúmes" e recusas de jogadas já na NBA...Foram vários os episódios, aos quais Kukoc respondeu sempre com profissionalismo, mas que de certa forma condicionaram o seu papel nos Bulls.

Não conhecia esta história do Pippen e do Jordan terem feito a vida negra ao Kukoc... Aprofunda aí o tema, pelo menos eu acho interessante, e sempre fico a aprender mais um pouco.

Após a entrada dos grandes jogadores de leste na NBA em 1989, Kukoc tornou-se no alvo principal (na europa) das equipas da NBA, pois a fama da sua genialidade já tinha chegado aos EUA. Foi escolhido pelos Bulls no draft de 1990 e logo ai começaram as comparações com Pippen (pela semelhança de jogo e posições que ocupavam) pelos media americanos.
Nessa altura Pippen ainda não tinha o protagonismo que hoje é conhecido e procurava afirmar-se. Nesse sentido encarou Kukoc como uma ameaça e juntamente com o seu empresário iniciou o "boicote" a Kukoc. Lembro-me de o ouvir dizer em entrevistas que os Bulls não lhe davam o devido valor e tinham demasiadas expectativas num "normal jogador europeu". Por essa altura houve uma renegociação contractual de Pippen em que se falou que o seu empresário exigiu umas clausulas "anti-Kukoc", nomeadamente o período em que Kukoc poderia ser contratado pelos Bulls e que os seus valores contratuais nunca poderiam ultrapassar os de Pippen.

Quando o "dream team" (com Pippen) foi aos jogos olímpicos de Barcelona um dos temas preferidos dos media era o primeiro duelo Pippen-Kukoc. Finalmente iriam estar frente a frente o detentor e o aspirante ao lugar de "escudeiro" de Jordan. E Pippen levou disputa a sério pois procurou por todos os meios defender Kukoc, ficando famoso o seu "trash-talk" contra ele. No primeiro jogo entre ambos notou-se que Kukoc ficou afectado pelas atitudes de Pippen, mas no jogo da final, já mais liberto, consegui demonstrar muito do seu potencial.

Quando finalmente Kukoc chegou à NBA em 1993, Jordan tinha acabado de retirar-se e Pippen que tinha sedimentado muito o seu estatuto na época anterior passou a ser o líder indiscutível dos Bulls. Foi com esse estatuto que encarou Kukoc e segundo se disse na altura fez valer a sua força e "sugeriu" que Kukoc não integrasse o quinteto titular. Verdade ou não, o facto é que o titular foi um tal de Pete Myers e Kukoc passou quase toda a época a sair do banco.

A relação entre ambos nunca foi muito cordial, até porque Pippen nunca escondeu a sua animosidade para com Kukoc. Várias foram as ocasiões onde ele publicamente e mesmo durante os jogos demonstrou desagrado para com o croata ou para situações que privilegiavam o croata. A mais famosa aconteceu nas semis de conferência dos playoffs de 1994, quando os Bulls defrontavam os Knicks e estavam empatados a 102 a 1,8 segundos do final. Phil Jackson desenhou a última jogada para Kukoc e Scottie Pippen sabendo que a jogada não seria para ele ficou tão furioso com a decisão de Jackson que se recusou a deixar o banco e a voltar ao jogo após o desconto de tempo. Kukoc executou a jogada e com um "fadeaway jumper" efectuou o "game-winner" com um "buzzer-beater", que ainda hoje corre mundo!

Quando Jordan regressou em 1995 Pippen aproveitou a boa relação com MJ para ainda tentar isolar mais Kukoc, demonstrando-lhe que estrelas naquela equipa era coisa de dois. Estilo "dois é bom, três é demais"! E os dois mostraram por diversas vezes ao croata quem mandava na equipa.
Havia até que fizesse estatísticas sobre as vezes em que Pippen passava a bola a Kukoc quando este se encontrava em situação favorável para lançar, verificando-se que era coisa rara.

Como disse anteriormente Kukoc sempre levou muitas destas situações com profissionalismo, pondo os interesses colectivos acima dos individuais. Mas não tenhamos dúvidas Kukoc tinha talento e capacidade para, noutras circunstâncias, ter tido uma carreira individual com outro protagonismo.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Madré em Ter 9 Jun 2015 - 23:23

Muito obrigado pelo breve resumo. Sempre a aprender com a malta!
avatar
Madré
Player Of The Month
Player Of The Month

Masculino Mensagens : 675
Data de inscrição : 02/08/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Nuno Barros em Sex 12 Jun 2015 - 10:46


lembrava-me ao de leve desta historia, mas o resumo esta muito bom, parabéns uma vez mais RFVZ... tu tens de entrar na revista Very Happy


cump...
avatar
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 41

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  PIERCE#34 em Sex 13 Nov 2015 - 22:18

Hedo Turkoglu anunciou sua retirada nesta sexta-feira após 15 temporadas na NBA.

Turkoglu atuou em 997 jogos de temporada regular (571 como titular) durante seus 15 anos na NBA. Passou oito temporadas com os Orlando Magic, mas também jogou nos Sacramento Kings, San Antonio Spurs, Toronto Raptors, Phoenix Suns e Los Angeles Clippers.

Entre os feitos conquistados pelo turco estão o prémio MIP na temporada 2008 e as finais da NBA com os Magic em 2009.
avatar
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 26

Ver perfil do usuário https://camisola34.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Europeus na NBA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum