NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Seg 13 Out 2014 - 20:02

Seguindo uma sugestão do Groove, criei este tópico para discutirmos se a evolução global da NBA e em particular o seu estilo de jogo mais atlético, está relacionado com o número crescente de lesões nos últimos anos, ou se será mera e infeliz coincidência.

Parece ser uma tendência desta e das últimas temporadas da NBA o crescente número de lesões. Para além dos casos recentes de Kevin Durant e Bradley Beal, podemos enumerar os casos de Derrick Rose, Russell Westbrook, Al Horford, Brook Lopez, Kobe Bryant, Deron Williams, Andrei Kirilenko, Steve Blake, Luol Deng, Danny Granger, Tyson Chandler, Danilo Gallinari e tantos outros que seria exaustivo numerar.

Alguns factores podem ser enumerados e questionados no que concerne a possíveis justificações relacionadas com a evolução da própria NBA.

Será que o estilo de jogo mais atlético, mais explosivo, será responsável?
Sempre se poderá argumentar que anteriormente o jogo era mais físico (até violento) e que nunca houve tanta protecção aos jogadores como agora. Mas também se poderá contra-argumentar que actualmente o estilo de jogo é mais explosivo, no sentido da jogada individual, da penetração, da intensidade, o que acarreta maior sobrecarga a nível osteoarticular.


Apesar de todas as evoluções na metodologia de treino não estará o grau de exigência ao nível do espectáculo, da competitividade, da superação, a ser demasiado elevado e a prejudicar o estado físico dos atletas?


Será que a globalização terá a sua responsabilidade? Será que os crescentes compromissos dos jogadores (jogos, acções promocionais da liga, patrocinadores) em diversos continentes não acarretam um excesso de viagens e uma escassa recuperação, que podem potenciar lesões?


Não estará a entrada mais precoce dos talentos na NBA (19/20 anos) a ser também responsável por algumas lesões, tendo em conta que se começa a exigir fisicamente muito cedo de um corpo ainda em formação? Anteriormente os jogadores (salvo raras excepções) entravam na NBA com 22/23 anos e, com excepção das grandes estrelas, tinham dois a três anos de entrada gradual na equipa até se tornarem relevantes desportivamente.


A NBA ainda não está, no momento, particularmente interessada em discutir este assunto, tanto que durante a época passada referiu que apesar do número de lesões verificado, ele não era particularmente significativo, que sempre houve lesões e que seria necessário esperar mais tempo para se poder afirmar que era devido à evolução do jogo e à própria competição.
Claro que isto não  é uma situação fácil de debater ou resolver para a NBA, pois envolve muitos aspectos, nomeadamente económicos.

Mas é um tema que, para mim, merece ser discutido. É interessante e controverso com convém para um bom debate.

Por fim deixo só aqui algumas interrogações em jeito de exemplos, ou não, da realidade.

Será que o título de San Antonio e a resposta física dos seus atletas nos playoff da época anterior teve a ver com o facto de Gregg Popovich poupar, durante a fase regular, os seus atletas em alguns jogos e a algumas viagens?

Queremos que sejam os melhores ou os mais saudáveis a ganharem os campeonatos?

Poderemos vir a perder para sempre uma super-estrela devido a esta evolução?


Existem sempre argumentos a favor e contra. Vamos debate-los e defender a nossa posição.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Vince Carter em Seg 13 Out 2014 - 20:51

A liga é constítuida por 30 equipas, o que significa que não pode haver apenas dois jogos entre as equipas, como no futebol, por exemplo, especialmente quando se trata de uma liga como a NBA, a única liga de basquetebol, a nível mundial, com tal calibre e qualidade. Em adição a isto os EUA não são propriamente um país pequeno, ou sejas, as viagens tornam-se inevitáveis, e no final de contas os adeptos aprovam mais este estilo de jogo - movimentos/jogadas rápidas etc etc, o que, evidentemente, afeta o desempenho e o estado físico-mental dos jogadores, que o fazem quase todos os dias. No entanto, existe algo que gostaria de deixar em aberto: Se os San Antonio Spurs conseguem poupar os seus jogadores e mesmo assim ter uma equipa competitiva, ao ponto de estarem duas vezes consecutivas nas finais, nestes últimos dois anos, tendo inclusive ganho uma, porque não conseguem as outras equipas fazer o mesmo? Não será esta questão das lesões, uma falha constante dos dirigentes e treinadores que são "gananciosos" e simplesmente querem ver os melhores dentro de campo preocupando-se apenas com os resultados e não em salvaguardar a sua saúde?
"It is what it is". Quando se é treinador ou GM tem de se ter um conhecimento mínimo a nível de gestão para evitar estas situações. GESTÃO, é este o segredo.
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Ter 14 Out 2014 - 12:46

Pegando um pouco naquilo que o RFVZ referiu relativo a dureza de antes a nível físico.
De facto, o jogo era mais duro fisicamente, mas era um desgaste diferente. Era um desgaste muscular. Um jogador principalmente os PF/C chegavam ao final do jogo fisicamente desgastados e isso aumentava as probabilidades de lesões musculares. As lesões musculares para atletas de alta competição são rapidamente recuperadas, pois muitas vezes são provocadas pelos desgaste que leva ao subesforço do musculo…logo, um descanso, gelo e alguma pomada ou gel resolvem muitas vezes o problema.

Actualmente além do desgaste muscular devido a rapidez do jogo em si, há também o aumento da subcarga a nível de tendões, articulações e ossos. Aquela explusão que acaba em afundanço e ás quais nós nos levantamos do sofá a bater palmas e a exclamar “fantástico” para o jogador foi tudo menos fantástico no ponto de vista físico. Aquele esforço adicional de impulsão para saltar e posteriormente a queda levam primeiro ao desgasta muscular e posteriormente (ao voltar ao chão) a um sub esforço das articulações, tendões e ossos pois terão de suportar um peso adicional mantendo o corpo em pé após o salto. Se reparamos grande parte das lesões acontecem após afundanços, bloks ou ressaltos…precisamente aquelas que obrigam o jogador a elevar os pés do chão.

Vejamos noutra prespectiva, se um jogador esta a30min em campo e tem um estilo de jogo explosivo, a sua forma física encontra-se muito abaixo da que tinha quando iniciou o jogo, logo as probabilidade de se lesionar são maiores.

No entanto existem jogadores que raramente se lesionam mesmo com um estilo de jogo atlético. São casos raros, de jogadores que tem um físico que parece ter sido criado para ser posto a prova sem consequências de maior. MJ tinha um estilo de jogo explosivo, afundanços foram a sua praia na altura em que o desgaste físico era maior do que hoje. No entanto tinha um corpo fisicamente dotado para aquela dureza e que respondia sem grandes consequências. Outros exemplo são por exemplo K. Malone…quase não soube o que eram lesões assim como Stokton apesar de não serem explosivos. No entanto se olhamos para a carreira de Shaq., deparamo-nos com uma vitima do jogo atlético. O peso, aliado ao desgaste físico e ao seu estilo de jogo contribuíram para muitas lesões ao longo da carreira, principalmente na fase final quando a idade também já contribuía para o aumento do desgaste físico.

Por exemplo, R. Westrook era conhecido por nunca se ter lesionado…nos últimos dois anos teves duas lesões graves, principalmente a primeira. Qual o seu estilo de jogo? Atlético muito explosivo…coincidências? Talvez. Mas se olhamos para Rose e Rondo vemos outros dois jogadores muito explosivos cujas lesões os tem acompanhado.

Nos últimos anos temos assistido a muitas lesões como maior ou menor duração, mas a percepção que tenho é que existem mais hoje. Nos dias de hoje é normal ver equipas quase desfalcadas dos principais jogadores. Ainda no ano anterior vimos os LAL com 7 ou 8 jogadores aptos no roster…isso é normal?

Pessoalmente acho que o estilo mais atlético e explosivo de hoje contribuem para o aumento das lesões dos últimos anos. A NBA nem os donos das franquias, treinadores etc nunca vão admitir isso, pois esse estilo de jogo trouxe mais dinheiro para ambos (inclusive aos jogadores (apesar de vitimas)) e como tal admitir tal coisa significava uma mudança radical de mentalidades e uma perda de receita com o passar dos anos.

Agora coloca-se uma questão como já foi referido quanto ao tema Spurs. Pessoalmente acho que pode sim estar relacionado mas pode ser simplesmente coincidência. Mas facto é que os Spurs apesar de terem lesionado ao longo da temporada (é absolutamente normal) tem sido de menor gravidade que outras equipas. Curiosamente são a única equipa que usa menos o jogo explosivo e simultaneamente melhor gere o tempo de jogo dos seus atletas. Aqui não importa se é uma super estrela ou um jogador para jogar um jogo lá muito de vez em quando. O certo é que o tempo é distribuído por todos, e não encontramos os jogadores dos Spurs com médias de 38min ou mais como acontece noutras franquias. Porque os Spurs conseguem vencer poupando os jogadores e as restantes franquias não? A resposta é a mesma para como formar um roster de jogadores de pouco valor e torna-los indispensáveis e vencedores. Tudo isto se deve a um trabalho árduo a estudar todos os pormenores e a tirar o partido de cada jogador espremendo-o para que renda o máximo que pode. Isto faz com que ter os melhores ou os piores a equipa renda e por isso pode-se tirar minutos aos seus principais jogadores para que cheguem ao playoff com o menor desgaste possível. Só uma grande gestão tanto do treinador como das escolhas do GM se reflectem em algo como nos deparamos nos Spurs. Isto para mim é profissionalismo.

Já que se falou nos Spurs, devo referir que a quando da ultima lesão do Rose muitos questionaram nomeadamente a imprensa sobre o que estava Rose a fazer em campo quando os Bulls venciam com alguma vantagem, e tendo em conta que vinha de uma grave lesão não devia o treinador de o ter retirado a fim de poupa-lo. Certo que não o fez e este volta a lesionar-se e perdeu toda a temporada. Talvez a gestão de esforço como Pop faz nos Spurs podia ter evitado a lesão do Rose.

Só uma nota. Um jogador pode jogar um minuto e lesionar-se, como pode jogar 40 sem que nada aconteça. No entanto é provável que quanto mais tempo passa em campo maior a probabilidade de lesiona-se, e maior ainda a probabilidade dessa lesão se dever a desgaste físico.

Quanto ao uma estrela passar ao lado de uma grande carreira devido as lesões…acho claramente possível. Veja-se Oden por exemplo ou até mesmo M. Reed.

Só para terminar que isto já vai longo. Os principais atletas hoje tem esse estilo explosivo e atlético, curiosamente hoje essas estrelas lesionam-se aparentemente mais que antes.
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Ter 14 Out 2014 - 23:18

Vince Carter escreveu: ...Não será esta questão das lesões, uma falha constante dos dirigentes e treinadores que são "gananciosos" e simplesmente querem ver os melhores dentro de campo preocupando-se apenas com os resultados e não em salvaguardar a sua saúde?
"It is what it is". Quando se é treinador ou GM tem de se ter um conhecimento mínimo a nível de gestão para evitar estas situações. GESTÃO, é este o segredo.


Para além da "ganancia" dos dirigentes e treinadores, também está a própria filosofia e orgânica da NBA. Não nos esqueçamos dos castigos, multas e toda a polémica que gerou o facto de Popovich não ter usado as suas principais estrelas num jogo contra Miami, que iria ser televisionado em cadeia nacional.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Qua 15 Out 2014 - 14:55

RFVZ escreveu:
Vince Carter escreveu: ...Não será esta questão das lesões, uma falha constante dos dirigentes e treinadores que são "gananciosos" e simplesmente querem ver os melhores dentro de campo preocupando-se apenas com os resultados e não em salvaguardar a sua saúde?
"It is what it is". Quando se é treinador ou GM tem de se ter um conhecimento mínimo a nível de gestão para evitar estas situações. GESTÃO, é este o segredo.


Para além da "ganancia" dos dirigentes e treinadores, também está a própria filosofia e orgânica da NBA. Não nos esqueçamos dos castigos, multas e toda a polémica que gerou o facto de Popovich não ter usado as suas principais estrelas num jogo contra Miami, que iria ser televisionado em cadeia nacional.

Tudo porque primeiro está o dinheiro, depois o resto.
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Sex 17 Out 2014 - 10:24

Nos últimos dias deparamo-nos com muita conversa por causa da redução de minutos por período.

Ontem li que Lebron e Dirk, querem uma redução do numero de jogos p/temporada, enquanto Kobe diz indirectamente que só os patrões tem a ganhar com o aumento das receitas televisivas mas que os jogadores também deviam ter parte.

Pessoalmente acho que os jogadores, principalmente aqueles que já tem nome (status) se preocupam mais com o jogar menos e ganhar mais do que em jogar por amor a modalidade como devia ser. É irónico que jogadores que ganham tanto dinheiro a custa do pobre coitado que se levanta as 6 da manhã para ir trabalhar e tirar o misero sustento da família e depois ainda reclamam que deviam jogar menos e ganhar mais. Onde anda o senso comum?

Vocês devem estar a perguntar o que isto tem a ver com este tópico, não é? Pois, de facto acaba por estar relacionado. E porque? Porque tanto Lebron como Dirk afirmam que o aumento de lesões é devido ao elevado número de jogos da temporada regular. Será? Como disse antes para mim o aumento de lesões deve-se ao facto do jogo hoje ser mais atlético e explosivo.

Continuando, enquanto Lebron e Dirk querem uma redução dos jogos pois estes aumentam as lesões (segundo eles), Kobe entre outros querem parte dos lucros dos patões nos direitos televisivos, pois são eles que dão a cara (a imagem e o espectáculo) para que esses aumentos aconteçam. Ganhar mais e jogar menos? Curioso. Agora vem a parte mais engraçada, MJ respondeu a Lebron e encostou-o á parede. Simplesmente disse que caso os jogadores queiram menos jogos também tem de aceitar receber menos (Kobe quere mais), além disso dá uma bofetada a Lebron e Dirk, afirmando que ele enquanto jogador queria era jogar os 82 pois jogava por prazer e era isso que gostava de fazer.

Acho que na próxima renegociação do contracto de trabalho dos jogadores da NBA vamos ter ainda mais polémica do que nos anteriores, pois desta vez e falando em traços gerais os jogadores querem ganhar mais jogando menos (alegando o aumento de lesões por desgaste como prova em vez do actual estilo de jogo que desgasta mais os jogadores apesar do mesmo números de jogos)…e como é obvio os patrões não estão para ai virados (como acontece habitualmente).
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Vince Carter em Sex 17 Out 2014 - 14:31

Qualquer dia isto tudo ainda acaba e depois quero ver como é! Wink
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Sex 17 Out 2014 - 15:44

Groove, é bem relevante este tema.
Ainda ontem lia as delarações de MJ e ponderava a forma de debater esse tema aqui no fórum. Estava em dúvida entre criar um tópico específico ou seguir na linha deste tópico.

Uma vez que optas-te por aqui “postar” vamos seguir aqui com o debate.

Esta questão das lesões está originar um debate que se encaminha para atribuir ao período competitivo e ao tempo de jogo a causa principal.

Não é por acaso que a NBA vai testar nesta pré-época um jogo de 44min.

E alguns jogadores, em especial dois MVPs da liga, já vieram dizer que se devia reduzir o número de jogos da competição. Quer LBJ quer Dirk apontaram para uma época a rondar os 65 jogos. Para eles o tempo de jogo não tem relevância. LBJ disse mesmo que a medida era para preservar os jogadores e a competição. No entando Dirk disse que, como envolve aspectos económicos, não esperava alterações para breve.

Nesta fase da discussão, MJ veio a público discordar destes 2 jogadores. Jordan referiu que para ele jogar nunca foi um problema, sempre foi o seu sonho e que se não tivesse tido épocas de 82 jogos teria de completar jogando noutros lados. Paralelamente disse que se os jogadores insistirem nesta ideia a situação teria de ser avaliada entre eles e os proprietários. Disse mesmo que se perderia dinheiro e se os jogadores estariam dispostos a abdicar de dinheiro para ter menos jogos, pois não se conseguiriam obter as mesmas receitas com menos jogos.


A NBA desde longa data tem 82 jogos de 48 minutos por época e a maior frequência de lesões e relativamente recente. Como tal seria abusivo atribuir apenas a este facto a ocorrência das lesões. Como se disse anteriormente o estilo de jogo terá muito mais responsabilidade.

Como fã e seguidor atento da NBA qualquer redução não me agradaria. Os 82 jogos por época, os “back to back games” e as múltiplas partidas por jornada são uma característica marcante da competitividade da NBA.
Para além de tudo penso que qualquer redução (quer de jogos ou tempo de jogo) iria prejudicar os “role players”. Os jogadores mais decisivos iriam jogar mais minutos importantes e diminuiria o tempo de jogo (e os jogos) para os restantes.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Vince Carter em Sex 17 Out 2014 - 17:49

Para não criar outro tópico, uma vez que ambos os temas que referiste estão relacionados, decidi alterar o nome.
Está tudo interligado e o debate fica mais saudável e organizado.
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Sex 17 Out 2014 - 22:50

Vince Carter escreveu:Para não criar outro tópico, uma vez que ambos os temas que referiste estão relacionados, decidi alterar o nome.
Está tudo interligado e o debate fica mais saudável e organizado.

Parece-me bem!
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Sex 31 Out 2014 - 16:24

Groove escreveu:Desta vez os OKC estão “feitos”. Sem Durant e agora sem Westbrook.

Mais uma vez recoloco a questão que tanto falamos no tópico das lesões e estilos de jogo. Não será mesmo o estilo de jogo o responsável pelo aumento de lesões? Westbrook era conhecido por nunca se lesionar…depois de se lesionar a dois anos pela primeira vez, já vai com a segunda grave.

Esta lesão do Westbrook obviamente não está nada relacionada com a carga excessiva de jogos. Estamos no 2º jogo da época.

Podemos falar numa situação ocasional do jogo, mas se analisarmos todos os aspectos veremos que no fundo está relacionada com o estilo de jogo, muito característico do Westbrook.
Estilo agressivo, atlético, com motiva o constante contacto físico e aumenta a probabilidade de lesões.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Seg 3 Nov 2014 - 11:41

Sem dúvida. Já tinha mencionado isso no tópico dos OKC.

O Westbrook era descrito como o jogador que não se lesionava. Não eram conhecidas lesões no jogador inclusive na NBA onde a dureza aumenta.

Acontece que nos últimos 3 anos é a segunda lesão grave de Westbrook. Uma por ano. A quase 3 anos a sua lesão comprometeu o resultado positivo no playoff. Na época passada, foi durante a temporada regular, este ano logo no início da época.

Lesões acontecem a toda a hora. Por exemplo, nós próprios podemos ir muito bem na rua e de repente torcemos o pé…só que as vezes o problema pode ser muito maior que uma torcida simples como acontece a qualquer pessoa e ser algo mais grave. A diferença é que se olhamos ao plano desportivo a probabilidade desse pé torcido (entorse) ser algo mais grave é maior.

O caso do Westbrook é um exemplo claro de tudo o que falamos até agora. Como um jogador que era quase imune a lesões começa subitamente a lesionar-se de forma grave (forma grave refiro-me a longas ausências)? É estranho, não é? Pois, chega então a hora de analisar melhor a situação.

Se olhamos para os anos 80/90 deparamo-nos com lesões graves principalmente a nível dos jogadores mais altos (C/PF). Em parte eram os jogadores que mais “sofriam” em campo. Eram por norma as figuras em destaque e o contacto físico era enorme…consequentemente um aumento do desgaste físico e como tal ficavam mais susceptíveis a lesões. Além disso eram jogadores altos e fortes fisicamente o que obrigava a um desgaste por si só nos membros inferiores (Joelhos, calcanhares, tornozelos etc).

Com a evolução da NBA e a entrada sobretudo de jogadores com pouco mais de 2m e mais baixos cuja forma de jogar era principalmente a nível de explosivo (chamemos-lhe acrobático) começamos a ver muitas lesões nos jogadores mais baixos…muitas delas só aconteciam nos jogadores mais altos. Como esse estilo de jogo veio para ficar assistimos a um aumento do número de jogadores lesionados, pois deixaram de ser apenas os jogadores mais altos para afectar todos.

Com isto não quero dizer que antes não existiam lesões nos jogadores mais baixos, apenas que devido ao facto de não terem um desgaste físico tão elevado como hoje estas eram em menor quantidade. Por exemplo é mais provável que um jogador como Rose ou Westbrook se lesione que um jogador do estilo de J. Stokton, que se limita a organizar o ataque sem a necessidade de se infiltrar entre os jogador mais altos e cravar um afundanço na cara do Center adversário.

Apesar de nenhum estudo dar como garantido que os atletas estão a ser vítimas do seu próprio espectáculo, tudo aponta para isso, pelo menos na minha óptica enquanto adepto.

Só deixo uma última nota. A jogadores mais susceptíveis a lesionar-se que outros. È perfeitamente natural que um jogador de estilo atlético raramente se lesione enquanto um de estilo mais tranquilo passe a vida fora de campo com lesões. Por essa razão temos de analisar o geral e não caso a caso.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Seg 3 Nov 2014 - 13:20

Groove escreveu:Sem dúvida. Já tinha mencionado isso no tópico dos OKC.

Groove, eu verifiquei isso no tópico dos OKC e postei lá antes de transferir a discussão para cá, que me parece mais adequado.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Seg 3 Nov 2014 - 16:00

RFVZ escreveu:
Groove escreveu:Sem dúvida. Já tinha mencionado isso no tópico dos OKC.

Groove, eu verifiquei isso no tópico dos OKC e postei lá antes de transferir a discussão para cá, que me parece mais adequado.

Eu li o teu post, mencionei isso só para o caso de alguém não saber de onde vinha o meu comentário Smile

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Seg 17 Nov 2014 - 17:44

Segundo adianta a ESPN.br, a nova presidente do sindicato de jogadores, além de uma guerreira, extremamente competente, inteligente, é também alguém capaz de alterar a NBA e as suas regras como nunca antes.

Como podem consultar aqui: (http://espn.uol.com.br/noticia/459852_da-cohab-para-a-nba-conheca-a-nova-toda-poderosa-do-basquete-americano), os donos das equipas vão sofrer na próxima renegociação de contrato de trabalho, pois esta senhora vem com tudo, afim de dar os melhores salários aos jogadores.

Estive em duvida sobre abrir um tópico especifico, mas uma parte da entrevista fala sobre algo relativo a lesões e que nós já falamos aqui…82 jogos serem ou não demais para os jogadores.

A Dr.ª Michele, parece ter uma opinião distinta da minha. Ela acha, que 82 jogos é muito jogo para os atletas fazerem numa temporada. Menciona ainda o facto de lesões puderem estar relacionadas com o número de jogos.

Pessoalmente, deixei claro nos post anteriores que o problema não esta no numero de jogos, apesar de reconhecer que o desgaste é grande para qualquer atleta. Ah décadas que a NBA tem 82 jogos por temporada, e o número de lesões especialmente graves eram muito menores que hoje. Por essa razão não pode ser o número de jogos o responsável pelas lesões mas sim o actual estilo de jogo, cada vez mais atlético e explosivo.

Agora isto coloca-se noutra perspectiva. Os jogadores (principalmente as “estrelas”) parecem estar de acordo com a redução do número de jogos. O problema é que simultaneamente os jogadores (representados pelo sindicato) querem menos jogos mas mais dinheiro e como tal devemos estar prestes assistir a maior disputa de sempre na próxima renegociação do contracto de trabalho.

Como se tudo que mencionei fosse pouco ainda existe a discussão do CAP, que actual Presidente não aceita e parece querer acabar com ele (isto interessa aos grande mercados e colocaria franquias como os LAL com 5 all stars pois sem CAP o limite é aquilo que a própria franquia esta disposta a pagar por resultados).

A mim o que me preocupa é mesmo a redução de jogos e ainda mais se os jogadores receberem mais. Olhando para a minha/nossa perspectiva financeira, que cada dia trabalhamos mais por míseros tostões, e simultaneamente vimos os jogadores extremamente bem pagos a quererem ganhar ainda mais e trabalhando menos. No fim de contas isto vai continuar a beneficiar os patrões e as estrelas…os outros jogadores vão continuar a receber as sobras que apesar de muito é pouco para o nível a que a NBA e as estrelas atingiram financeiramente falando.

Só espero que alguém se preocupe com a saúde dos jogadores, mas perceba que o problema não esta no numero de jogos mas sim na forma de jogar actual.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Bártolo em Seg 17 Nov 2014 - 18:00

Isto é um assunto muito importante, para mim o mais importante! Não há liga com tantas lesões como a NBA, isto não só prejudica a modalidade, como prejudica a saude dos proprios atletas. Algo tem de ser feito para que isto mude, ou a reduçao dos jogos ou a redução dos minutos por periodo.

Apenas a NBA é que não ve isso.
Temos a opção de 48 jogos por epoca (se não me engano) ou 10 min por periodo.

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Seg 17 Nov 2014 - 19:16

O assunto das lesões é de facto de extrema importância e relevante para a evolução da liga.

Já expressei a minha opinião anteriormente, julgando que as lesões (tipo e quantidade) não estão directamente relacionadas com a duração da época ou dos jogos.
O maior exemplo vem da longevidade do calendário da NBA e este acréscimo de lesões só se verificou nos últimos anos. Reparem que algumas das lesões verificaram-se em rookies ou sophmores e logo no início da época. Que sobrecarga de jogos é que houve para justificar estas lesões? Temos até o exemplo do Embiid que teve uma fractura de stress mesmo antes de entar na NBA!
Sou daqueles que penso que tudo isto tem mais a ver com o estilo de jogo e factores extra-jogo (nomeadamente factores comerciais).

Em relação à Srª Michele Roberts, que representa os jogadores (ou será só os jogadores mais poderosos?), ela realmente entrou com tudo. Foi eleita em Julho deste ano e quer alterar quase tudo do anteriormente acordado. Os jogadores e os proprietários acordaram o novo contracto colectivo de trabalho em 2011, para 10 anos, mas que pode ser quebrado por alguma das partes em 2017. Pelos vistos a Srª Roberts não quer esperar até lá.
Ela realmente quer a redução do número de jogos e simultaneamente que os jogadores recebam mais ! Como bem disse o Groove que moralidade é esta? E como já disse o proprietário Michael Jordan onde se vai buscar o dinheiro? Como referi em post anterior só as estrelas beneficiariam, os "role-players" perderiam oportunidades e tempo de jogo para se mostrarem.
Penso que esta questão é apenas um ponto da sua estratégia global. E nesta estratégia o que mais me preocupa é a questão salarial. Ela referiu que o tecto salarial era "incrivelmente anti-americano" e que o seu DNA era ofendido por isso. Expressou ainda que a divisão 50-50 das receitas entre proprietários e jogadores não era correcta porque "...não temos os proprietários a jogar metade dos jogos?". São afirmações demasiado fortes para se passar ao lado. Como me alongar mais neste tópico sobre a questão salarial seria colocar-me "off-topic" estou a pensar criar um tópico, algo que o Groove também ponderou, sobre este tema, pois será das questões mais importantes da Liga nos próximos tempos.

Em relação às lesões propriamente ditas, enquanto as usarmos como arma para outros objectivos ou as incluirmos em discussões com outros objectivos, não encontraremos as suas causas e não resolveremos este grave problema da liga e dos seus jogadores.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Vince Carter em Seg 17 Nov 2014 - 20:48

Pode parecer estúpido, mas porque não aumentar a duração dos períodos? Assim os treinadores eram forçados de vez a utilizar um sistema de rotação em condições, que acham? Razz

___________________________________________
avatar
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  PIERCE#34 em Seg 17 Nov 2014 - 22:02

Eu estou contigo groove. Acho que a solução nao passa pela redução de jogos.
Concordo mais com a redução dos periodos para os 10 min.

Já a muito que se joga 82 jogos, acho que isso não é a razão principal das lesões. Acho que se trata mais do estilo de jogo rápido e atlético que se pratica hoje em dia na liga
avatar
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 26

Ver perfil do usuário https://camisola34.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Bártolo em Seg 17 Nov 2014 - 23:48

Diminuir os períodos para 10 min cada e reduzir também os Descontos de tempo por equipa.

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  PIERCE#34 em Ter 18 Nov 2014 - 13:09

Bártolo escreveu:Diminuir os períodos para 10 min cada e reduzir também os Descontos de tempo por equipa.

Tambem concordo em reduzir os descontos de tempo, mas isso ai vai mexer com outros a$$untos Wink
avatar
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 26

Ver perfil do usuário https://camisola34.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Bártolo em Ter 18 Nov 2014 - 16:09

PIERCE#34 escreveu:
Bártolo escreveu:Diminuir os períodos para 10 min cada e reduzir também os Descontos de tempo por equipa.

Tambem concordo em reduzir os descontos de tempo, mas isso ai vai mexer com outros a$$untos Wink

Verdade, mas caso não o façam podem vir a perder $$$ de outras maneiras. A addidas está certamente desiludida pelo Rose estar sempre na maca. A redução de esforço iria ajudar nisso. Os descontos de tempo são essenciais, mas neste momento a NBA abusa disso, é um jogo com muitas interrupções e isso não ajuda no espetáculo.

Pena é a NBA não entender isso, a quantidade de jogadores lesionados aumenta de ano para ano, são activos das equipas que nao jogam. E são pagos na mesma, é tudo uma questão de tempo...acho eu...

___________________________________________
"The idea is not to block every shot. The idea is to make your opponent believe that you might block every shot." - Bill Russell
avatar
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://www.nbapotugal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Ter 18 Nov 2014 - 18:32

Bártolo escreveu:
PIERCE#34 escreveu:
Bártolo escreveu:Diminuir os períodos para 10 min cada e reduzir também os Descontos de tempo por equipa.

Tambem concordo em reduzir os descontos de tempo, mas isso ai vai mexer com outros a$$untos Wink
...Os descontos de tempo são essenciais, mas neste momento a NBA abusa disso, é um jogo com muitas interrupções e isso não ajuda no espetáculo.

Para mim há excesso de descontos de tempo na NBA actualmente. Quando revejo um jogo de há 20/30 anos atrás até fico admirado com a fluidez do jogo, principalmente nos minutos finais. Claro que a situação actual existe essencialmente por questões económicas, mas torna o jogo demasiado táctico, pensado e corta algum improviso e espontaneidade que os jogadores devem ter, principalmente nos momentos decisivos. Há jogos que chegam a ser maçadores de tanta interrupção que têm.

Achei curioso que alguns jornalistas norte-americanos que acompanharam o FIBA World Cup referiram isto. Eles acharam mais interessantes e entusiasmantes os momentos finais dos jogos, sem tantas interrupções. Alguns chegaram a escrever crónicas a dizer que seria mais benéfico para o espectáculo.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  RFVZ em Dom 23 Nov 2014 - 16:48

Vou aqui lançar mais duas hipóteses para discussão, que a meu ver também podem contribuir para o aumento do números de lesões.

A primeira está relacionada com a idade de entrada dos jogadores na NBA. Na introdução do tópico referi que a entrada mais precoce dos talentos na NBA poderia ser também responsável por algumas lesões, tendo em conta que se começa a exigir fisicamente muito cedo de um corpo ainda em formação.
Jogadores com KD, Derrick Rose, Westbrook, Bradley Beal entraram na NBA com 19 anos. O facto do seu corpo estar ainda em formação, associado ao seu estilo de jogo (atlético, explosivo) exigir muito do seu corpo, pode potenciar mais o aparecimento de lesões.

A segunda hipótese muda um bocado o paradigma da discussão.
Ao refletir sobre o número de lesões verifiquei que nos últimos anos há um grupo de equipas que são muito mais afectadas. Equipas como os Bulls, Wolves, Thunder são ano após ano afectadas por sucessivas lesões e estão muito acima do registo de outras equipas. Será apenas uma questão de azar? Como em tudo na vida, a sorte e o azar não podem ser a única explicação. Serão vítimas dos jogadores que possuem ou estes serão também vitímas da equipa onde estão?
A questão das lesões poderá não se esgotar na individualidade do jogador, mas também ser influenciada pela organização da equipa ao nível do estilo global de jogo, da metodologia de treino e da recuperação funcional e médica.

Um tema tão vasto e sensível como este tem concerteza uma etiologia multifactorial, daí lançar mais estas duas hipóteses para a discussão.
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Groove em Seg 24 Nov 2014 - 12:11

Tenho as minhas duvidas a primeira parte. Os acrobatas começam a carreira muito jovens, e por norma geral é uma carreira que começa muito cedo mas que termina ainda antes de qualquer outra (salvo algumas excepções).

Como sabem é uma modalidade extremamente exigente a nível físico, onde todos os músculos são chamados ao trabalho, e onde as articulações, ossos, etc sofrem um desgaste terrível.
Neste caso é normal as lesões devido ao muito desgaste físico, e muitas vezes ligado á tenra idade dos atletas.

No caso da NBA acho diferente. Mesmo com 19 anos um atleta tem o físico praticamente formado (o indicado ainda é os 21 salvo erro). O que quero dizer, é que a dureza e desgaste de um atleta que seja acrobata é muito maior e ocorre mais riscos que um jogador da NBA. Por essa razão, não acho vejo o factor idade como o maior problema, apesar de este afectar as hipóteses de tal ocorrer.

Na segunda parte do teu post já concordo um pouco. Aliás, até acrescentava a tua lista um tal de LAL que nos últimos dois oi três anos também tem tido muitos problemas com lesões. Muito resumidamente, o que queres dizer é que o departamento médico (e não só) tem culpa nas lesões e concordo perfeitamente.

Se o estilo de jogo muda drasticamente ao ponto de deixar de ter aquele jogo mais parado para algo mais rápido, o aumento de lesões aumenta, logo o staff tem de te rum maior cuidado com os atletas. O treinador tem de saber gerir o esforço (quanto mais cansado mais susceptível a lesões), e o departamento médico tem de estar ciente do estado de saúde desse mesmo atleta. Quanto mais explosivo for o seu jogo mais “vigiado” este tem de ser.

Já que falaste dos Bulls. Quando o Rose se lesionou na temporada passada, recordo que uns jornalistas comentavam o facto do Rose estar em campo quando o jogo estava decidido a favor dos Bulls. De certa forma tinham razão. Para que o treinador não optou por poupar o Rose, quando estava a poupar outros atletas, tendo em conta que o Rose vinha de problemas com lesões? A consequência foi uma nova lesões e mais uma época perdida.

Aqui apesar do departamento médico não ser o principal responsável, devia ter-se apercebido de que Rose estava a “esforçar” mais a perna boa, com receio de se voltar a lesionar naquela que acabava de se recuperar, e ao fazer isto acabou por lesionar a que estava boa. O jogador teve culpa porque provavelmente nunca disse que jogava dessa forma com medo de se voltar a lesionar, mas tanto o treinador como o médico tiveram culpa, pois deviam ter analisado um conjunto de factores e não apenas um caso específico.

Como dizes, algumas equipas parecem mais susceptíveis que outras, talvez o problema esteja no jogo explosivo (como suspeito), mas quem sabe o problema não esteja também relacionado com outros departamentos. Se assim for, jamais será resolvido, pois isto mexe com muito dinheiro e como sabem o dinheiro é que manda.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lesões: Causas, Consequências & Duração das épocas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum