NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

Acesso aos Playoffs, QUALIDADE ou REGIONALIDADE?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acesso aos Playoffs, QUALIDADE ou REGIONALIDADE?

Mensagem  RFVZ em Sab 7 Fev 2015 - 18:05

A estrutura competitiva dos playoffs da NBA sempre teve por base o equilíbrio regional daí fornecer igualdade de acesso às duas conferências, através do top 8 de cada uma delas. Esta forma de acesso também estava relacionado com as deslocações das equipas.

No entanto o desequilíbrio competitivo entre a conferência Oeste e a Este que já se arrasta há mais de uma década (e que tem feito com que boas equipas do Oeste fiquem fora dos playoffs), provocou a discussão sobre este modo de acesso.
Também aqui no fórum este tema já foi abordado, mas de forma pontual noutros tópicos, daí que tenha verificado a necessidade de criar um tópico específico para debatermos o assunto e cada um dar a sua opinião.

O tema é tão relevante e actual que o comissário Adam Silver tem falado diversas vezes sobre ele, particularmente esta semana de uma forma mais directa, dizendo que nos playoffs da NBA devem estar as melhores equipas e que está a pensar reformular o formato de acesso, tendo apresentado hipóteses.
Silver disse que o desequilíbrio actual provoca uma certa injustiça e lançou uma proposta, onde os vencedores de divisão entrariam automaticamente para os playoffs e outras dez vagas seriam para as dez melhores equipas das restantes, independentemente da sua origem regional.
Segundo esta proposta na classificação actual da NBA entrariam nos playoffs New Orleans e Oklahoma City e sairiam Charlotte e Miami.

Do ponto de vista competitivo esta ideia parece lógica, mas como vender esta ideia aos proprietários da Conferência Este (Michael Jordan, Micky Arison, e outros)? Esta decisão tem grandes implicações económicas, através  de uma perda de receitas significativa.
Pode-se dizer que o caminho é tornarem-se mais competitivos e entrarem nos lugares disponíveis, mas isso é mais fácil de dizer do que fazer.

Independentemente das diversas opiniões eu acho que este é um tema que merece ser discutido, pois mais cedo ou mais tarde vão surgir alterações. Adam Silver já disse que o seu primeiro ano foi de estudo das várias questões, mas que no segundo ano está na hora de agir.
A própria questão das viagens não é tão relevante como anteriormente, pois actualmente as equipas têm o seu próprio avião.

Manter tudo como está. Alterar o modelo. Se alterar, qual o modelo?
Aqui fica uma sugestão de debate, onde cada um pode expressar a sua opinião e dar sugestões. Por comentários anteriores no fórum existem muitas e diversificadas ideias sobre o tema o que pode valorizar o debate.
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476

Ver perfil do usuário

Re: Acesso aos Playoffs, QUALIDADE ou REGIONALIDADE?

Mensagem  mercgold3 em Sab 7 Fev 2015 - 19:40

Excelente topico RFVZ.

Como já tinha referido anteriormente, algo que tem que ser feito, e percebo que é dificil mudar coisas que têm muita história, mas a verdade é que a defesa de Este vs Oeste já há muito tempo que não passa de uma formalidade, posso dar exatamente o mesmo exemplo em relação ao rap/hip-hop, à uns anos atrás havia muito a rivalidade entre Este vs Oeste que hoje já não.

Já ouvi tantas ideias do que pode ser feito, e não nos podemos esquecer do draft, porque penso que isso é um ponto crucial nesta discussão, e a reforma do draft, que se deve fazer para as equipas deixaram de fazer o tal tank, tão deliberadamente.

Minha ideia de medidas que poderiam ser tomadas: (Que não é minha ideia, é uma conjunção de ideais que gostei)

1º - Época mais longa, porque os 4 meses de férias para quem chega aos playoffs é muito tempo, nem falo dos 5/6 meses de férias para quem não atinge os playoffs, são demasiados bem pagos para ser uma temporada curta em termos de meses, com esta medida, eliminaria logo um monte de coisas que me faz uma enorme confusão, como por exemplo, acabaria-se logo com os Back to backs.

2º - Acabaria com as conferências.

3º - Formaria 5 divisões com 6 equipas.

Por exemplo, os vencedores das divisões teriam automaticamente entrada directa nos playoffs.
Vamos fazer com as atuais standings.

Vencedores de divisão em verde
Equipas que chegaram aos playoffs com os seus records em azul.

Division 1

Bulls (30-20)
Cleveland (31-21)
Bucks (27-23)
Pistons (20-31)
Pacers (19-32)
Minnesota (10-40)

Division 2

Warriors (39-9)
Portland (34-16)
Clippers (33-18)
Suns (29-23)
Kings (17-31)
Lakers (13-37)

Divion 3

Rockets (35-15)
Dallas (34-18)
Spurs (32-18)
Thunder (25-25)
Nuggets (19-32)
Jazz (17-33)

Division 4

Atlanta (42-9)
Memphis (27-13)
New Orleans (27-23)
Hornets (22-27)
Miami (21-29)
Orlando (16-37)

Division 5

Raptors (34-17)
Washington (31-20)
Nets (21-28)
Boston (19-30)
Philly (11-30)
Knicks (10-40)

Depois seria assim os playoffs:

1 vs 16 --- 8 vs 9
4 vs 13 --- 5 vs 12

2 vs 15 --- 7 vs 10
3 vs 14 --- 6 vs 11
mercgold3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno Barros em Dom 8 Fev 2015 - 18:51

É engraçado este modelo que o merc expôs,

o meu comentário vai para o que sinto:
- nao verifico muita diferença, pelo menos este ano, entre Este e Oeste, mas concordo e verifica-se que o Oeste têm um maior numero de vitorias,
mas para mim separo-as e são dois campeonatos.
- um ponto que me mete muita confusão é que só se lembra quem ganha o anel, a época regular é desvalorizada.
Eu próprio já "apostei" (site 7.25) na segunda semana do inicio de campeonato que a final seria Dallas-Chicago e apostei nos Warriors como vencedores da época(Oeste) , na altura foi por coração, hoje seria por razão. Se por acaso dessa final Dallas vencesse para o ano por esta altura so se falava da época dos Mavs.

Resumindo isto tudo, que já perdi um pouco o fio, sou CONTRA OS PLAYOFFS, não sou muito adepto de futebol mas acho que deveria haver somente um campeonato e acaba-se com as ditas grandes finais.
ou no final da epoca regular uma só final entre a melhor das duas conferencias, que poderia ser a sete jogos, e a época regular aumenta-se de jogos.

cump...

Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585

Ver perfil do usuário

Mensagem  mercgold3 em Dom 8 Fev 2015 - 22:14

Nuno Barros escreveu:
Resumindo isto tudo, que já perdi um pouco o fio, sou CONTRA OS PLAYOFFS, não sou muito adepto de futebol mas acho que deveria haver somente um campeonato e acaba-se com as ditas grandes finais.

cump...    

Um campeonato não faria muito sentido na minha opinião, e podemos fazer a comparação com o futebol.
No futebol Português por exemplo, existe os 3 grandes + 1 por vezes que são crónicos candidatos ao titulo, os outros sabem para o que vão, para lutar pela europa, lutar pela permanncia, etc.

Se fizesses isso na NBA, chegavas aos 25 jogos e as equipas que estariam a lutar por exemplo pelo 8º lugar como já saberiam que nunca iriam chegar ao 1ºlugar, começariam logo a fazer o tanking hard, especialmente quando o 2º / 3º / 4º/ não significam nada ao contrário do futebol que lutas sempre por algo.
mercgold3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Dom 8 Fev 2015 - 22:46

É uma verdade que esta divisão regional da NBA, para além das deslocações, era muito fundamentada numa rivalidade Este/Oeste, especialmente quando os Lakers "reinavam" consecutivamente. Quem não se lembra do famoso "Beat LA" dos adeptos dos Celtics no Garden quando perderam uma final de conferência contra os Sixers? O importante era que os Lakers perdessem.
Acontece que essa rivalidade foi-se diluindo, em parte porque há uma maior rotatividade das equipas nas finais e porque os jogadores já não são exclusivamente afectos a uma franquia (como discutimos aqui num tópico próprio). Assim já não existem aqueles duelos esperados entre duas equipas, com duas mega-estrelas, de extremos opostos do país.

Tambem concordo com o merc no aspecto do draft. A sua reforma tambem pode provocar um maior estimulo competitivo para as equipas, que se pode traduzir no acesso aos playoffs.

Nuno, em relação aos playoffs, os americanos gostam do show, do espectáculo, da emoção ao limite. Nunca achariam minimamente atractiva uma competição em que a 4, 5 ou 10 jornadas do fim o campeão já estivesse encontrado. Eles gostam de um jogo, de um momento em que se se encontra o campeão, se entraga a taça e tudo acaba a partir daí.

Em relação às alterações ao modelo, eu penso que a ideia do apuramento directo dos vencedores de divisão, aos quais se juntariam os restantes melhores classificados, seria uma boa opção.

Outra hipótese que me lembrei foi a seguinte:

Apuram-se directamente para  os playoffs as 6 melhores classificadas de cada conferência.
Depois haveria uma espécie de pré-eliminatória (tipo "wild card" da NFL) entre as equipas classificadas do 7º ao 10º lugar de cada conferência, que seria assim:
7º classificado Este vs 10º classificado Oeste
8º classificado Este vs 9º classificado Oeste
9º classificado Este vs 8º classificado Oeste
10º classificado Este vs 7º classificado Oeste
com séries à melhor de 5 jogos, jogo decisivo no campo do melhor classificado.

Apuradas 4 equipas, que se juntariam às 12 já apuradas, jogando cada uma destas 4 equipas com os 1º e 2º classificados de cada conferência e as restantes 8 de forma cruzada (inversa) entre elas.

Fica aqui uma sugestão em que se alargaria a possibilidade de mais duas equipas da conferência mais forte irem aos playoffs.
É mais uma contribuição para o debate, que espero seja produtivo. Vamos acreditar que a estrutura da NBA que analisa a web tenha alguém que perceba português e leia as nossas propostas! ah ah ah Laughing
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno Barros em Seg 9 Fev 2015 - 0:53

Entendo as vossas... e de facto sem playoffs perdia-se toda a extraordinária emoção
Mas continuo a achar que a época regular conforme está é a encher chouriços, so a luta de 2/3 equipas por conferencia para a 8ª posição é que entusiasma. E vamos andar assim mais dois meses ate chegarem jogos emotivos.

e acho que esta nossa discussão estende-se a muito lado, ate a estrutura (tenho fontes privelegiadas:D ) porque acham,como nos, que este sistema tem de ser mudado para bem da emoção...

cump...

Nuno Barros
Starter
Starter

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Seg 9 Fev 2015 - 11:45

Pessoalmente, não acho possível alterar as regras de qualificação para o playoff sem mexer no draft. Penso que A. Silver deve ter isso em atenção antes de tomar qualquer decisão.

Eu gosto do modelo actual, o problema é este não ser justo devido ao desequilíbrio actual entre as duas conferencias.

Na minha opinião existem duas opções e uma delas tem de ser o caminho para o futuro.

Opção 1) Como referi noutros tópicos a NBA tem de mudar selecção de pick no draft para pick fixas evitando assim as derrotas propositadas para aumentar a probabilidade de terem a 1º escolha agravando ainda mais o desequilíbrio entre as equipas de playoff e as de não-playoff.

Aproveitavam e acabavam com os luxury caps que só servem para beneficiar franquias de grandes mercados. Existia um único CAP e este seria intransponível. Alguém que ultrapassa-se seria sancionada e teria de demitir jogadores pagando também uma boa indeminização a estes, para evitar precisamente o desrespeito pelo ultrapassar o CAP.

Proibiam o negocio envolvendo picks futuras.

Estas 3 regras ajudavam a equilibrar as conferencias, pois obrigava os GM’s a terem outra mentalidade.

Opção2) As divisões passavam a ser como antes (4 divisões) e passariam o primeiro de cada uma. As restantes 12 equipas seriam as 12 com mais vitorias no somatório das 4 divisões (excluindo as 4 campeãs).

Acho que uma destas duas seria uma solução. Convencer os donos das franquias é que vai ser um problema, especialmente os da actual conferencia Este.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Sex 13 Fev 2015 - 22:32

A questão do acesso aos playoffs continua na ordem do dia.

Em entrevista ao USA Today Adam Silver disse:
"Any chances to the current playoff system wouldn't take place until the 2016-17 season."
"There is a lot to be said for taking a fresh look at our seedings and ensuring the very best teams are competing in the playoffs."
"I should've been slightly more cautious in my response only because there is a long tradition in terms of our conference system. There are some important logistic issues we need to examine in terms of travel [and schedules]. It's fair to say it's something that requires a very strong examination."

A precaução continua a ser palavra de ordem neste tema, mas a mudança parece estar em curso.
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno Barros em Dom 15 Fev 2015 - 1:13

A mim da-me a entender que ate quer uma mudança mas também não quer ferir os conservadores, ta no meio (precaução como referes)
e de certa forma não acrescenta muito, fala de 16/17 para existir ate la um período de reflexão... ja agora ele alguma vez comentou algum novo formato??
mas nota-se que ha muita conversa sobre isto

cump...
Nuno Barros
Starter
Starter

Ver perfil do usuário

Mensagem  Farripas em Dom 15 Fev 2015 - 1:46

Eu preferia um modelo sem conferências e divisões. Passam as 16 melhores aos playoffs e pronto. É, para mim o melhor modelo.

Quanto ao problema do taking... Porque não ter uma "Final-Four" antes ou depois dos playoffs, com as 4 piores equipas a lutarem pela primeira pick? O resto seria através do recorde.

"Do your job" - Tom Thibodeau
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Dom 15 Fev 2015 - 2:02

Nuno Barros escreveu:... ja agora ele alguma vez comentou algum novo formato??

A única hipótese sobre o novo formato que o vi falar até agora foi a de os vencedores de divisão entrarem automaticamente para os playoffs e outras dez vagas serem para as dez melhores equipas das restantes.
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  mercgold3 em Dom 15 Fev 2015 - 21:36

http://www.oregonlive.com/nba/index.ssf/2015/02/adam_silver_talks_nba_schedule.html

Isto aqui já é um 1º grande avanço na minha opinião.
Reduzir o número de back-to-backs.
Melhor mesmo era acabar com esta ideia ridícula. Mas reduzir já não é mau.
mercgold3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Dom 15 Fev 2015 - 21:51

mercgold3 escreveu:http://www.oregonlive.com/nba/index.ssf/2015/02/adam_silver_talks_nba_schedule.html

Isto aqui já é um 1º grande avanço na minha opinião.
Reduzir o número de back-to-backs.
Melhor mesmo era acabar com esta ideia ridícula. Mas reduzir já não é mau.

Ele tambem deixou a entender que a tendência futura é acabar mesmo com os back-to-backs.

Também gostei da ideia de reduzir a pré-época, concentrando-a, para assim alargar o período competitivo da Liga.
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  DansCB em Sex 20 Fev 2015 - 18:53

Serei o único a apoiar a permanência das duas conferências? Isto de haver Este e Oeste já é uma tradição há longas décadas no desporto estadunidense. Sinceramente, não há muito que fazer em relação ao desnível da qualidade entre as duas conferências, por muito injusto que seja para equipas acima de .500 e que não chegam aos POs. A única opção que vejo é a "Wild Card", tal como acontece noutros desportos.
Já isso de alongar a época regular e reduzir a pré-época já devia ter sido feito há muito tempo... MUITO TEMPO MESMO! Sempre achei que a Summer League é um gasto de tempo incrível e que, logo por aqui, podia ser feito um primeiro corte.

DansCB
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Masculino Mensagens : 826

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno Barros em Sex 20 Fev 2015 - 23:25

...mais jogos não sei, faltam dois meses de regular e há volta de 30 jogos por equipa e acho que a maior parte deles será sem interesse competitivo,
acho que de certa forma a regular tem de ter mais competição, interesse...

cump...
Nuno Barros
Starter
Starter

Ver perfil do usuário

Mensagem  Vince Carter em Sab 21 Fev 2015 - 17:09

DansCB escreveu:Serei o único a apoiar a permanência das duas conferências? Isto de haver Este e Oeste já é uma tradição há longas décadas no desporto estadunidense. Sinceramente, não há muito que fazer em relação ao desnível da qualidade entre as duas conferências, por muito injusto que seja para equipas acima de .500 e que não chegam aos POs. A única opção que vejo é a "Wild Card", tal como acontece noutros desportos.
Já isso de alongar a época regular e reduzir a pré-época já devia ter sido feito há muito tempo... MUITO TEMPO MESMO! Sempre achei que a Summer League é um gasto de tempo incrível e que, logo por aqui, podia ser feito um primeiro corte.
Concordo plenamente. Mantenham tudo como está e reduzam onde não é preciso!

Masculino Mensagens : 2246

Ver perfil do usuário

Mensagem  Groove em Seg 23 Fev 2015 - 12:49

Vince Carter escreveu:
DansCB escreveu:Serei o único a apoiar a permanência das duas conferências? Isto de haver Este e Oeste já é uma tradição há longas décadas no desporto estadunidense. Sinceramente, não há muito que fazer em relação ao desnível da qualidade entre as duas conferências, por muito injusto que seja para equipas acima de .500 e que não chegam aos POs. A única opção que vejo é a "Wild Card", tal como acontece noutros desportos.

CAP intransponíveis…querem algo melhor para espalhar as estrelas pelas 30 franquias e aumentar o equilíbrio?

Acho que o CAP é reponsável pela maioria dos problemas competitivos e acabam por afectar os longos anos de “tanking”, a junção de estrelas numa mesma franquias, o beneficio de mercados grandes (podem pagar as coimas por passar o CAP) etc. Um CAp impossível de ultrapassar e competitivamente só teríamos a ganhar.

Se querem ir mais além, acabem com as pick (draft) com aquelas 1001 cláusulas, e com o benefício das equipas com mais derrotas.

Com isto competitivamente a NBA só tinha a ganhar. Economicamente, seria muito mau para alguns nomeadamente franquias de mercados grandes. Além disso não precisávamos estar aqui a "discutir" se deviam ou não acabar com as conferencias, em vez disso estaríamos dar mais foco ao tópico da temporada 2014/15 pois era muito imprevisível saber o que franquia ficava a frente ou atrás na sua conferencia.

Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642

Ver perfil do usuário

Mensagem  Farripas em Seg 23 Fev 2015 - 17:38

Groove escreveu:
Vince Carter escreveu:

CAP intransponíveis…querem algo melhor para espalhar as estrelas pelas 30 franquias e aumentar o equilíbrio?

Acho que o CAP é reponsável pela maioria dos problemas competitivos e acabam por afectar os longos anos de “tanking”, a junção de estrelas numa mesma franquias, o beneficio de mercados grandes (podem pagar as coimas por passar o CAP) etc. Um CAp impossível de ultrapassar e competitivamente só teríamos a ganhar.

Se querem ir mais além, acabem com as pick (draft) com aquelas 1001 cláusulas, e com o benefício das equipas com mais derrotas.

Com isto competitivamente a NBA só tinha a ganhar. Economicamente, seria muito mau para alguns nomeadamente franquias de mercados grandes. Além disso não precisávamos estar aqui a "discutir" se deviam ou não acabar com as conferencias, em vez disso estaríamos dar mais foco ao tópico da temporada 2014/15 pois era muito imprevisível saber o que franquia ficava a frente ou atrás na sua conferencia.

Já disse isto outras vezes e concordo 100% contigo Groove. CAP como o da NHL, intransponível! Não se ultrapassa, ponto!

Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Qua 9 Set 2015 - 18:12

O vencedor de divisão vai deixar de ter vantagem na definição da posição para os playoffs.

A NBA aprovou ontem uma regra em que a ordem das 8 equipas apuradas para os playoffs em cada conferência é estritamente baseada no número de vitórias.
Até à data os vencedores de cada divisão não podiam ficar abaixo do 4º lugar, mas com esta alteração passam a ficar no lugar correspondente ao número de vitórias que obtiverem.
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  RFVZ em Qui 24 Set 2015 - 23:45

Decidi postar aqui esta notícia porque me parece um tópico apropriado.

Abandonado um esquema dos últimos anos, a NBA altera os dias e alarga a duração das finals.

Finals schedule had been Thursday-Sunday-Tuesday.
This year will be:
1 Thursday
2 Sunday
3 Wednesday
4 Friday
5 Monday
6 Thursday
7 Sunday
RFVZ

Ver perfil do usuário

Mensagem  Farripas em Sex 25 Set 2015 - 0:08

Apenas entre o jogo 3 e o jogo 4 há um dia de descanso. Nos restantes, existirão 2 dias de descanso. Parece-me bem ter os jogadores o mais frescos possivel para a final.

Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: