NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>

D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  PIERCE#34 em Seg 2 Mar 2015 - 0:47

Epa tenho de abrir aqui um topico de dabate para este artigo que vi agora do DN.

De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano

Derrick Rose foi a grande esperança dos Chicago Bulls pós-Jordan, mas foi agora operado, pela terceira vez, aos joelhos e optou por retirar o menisco. O sonho do título pode ter terminado.

Derrick Rose é nome de azar. Já foi visto como o sucessor de Michael Jordan, considerado o melhor basquetebolista de todos os tempos e ícone dos Chicago Bulls, equipa que não teve problemas em eleger, contra todas as previsões, o rapaz do problemático bairro de Englewood como a sua primeira escolha no draft de 2008.
Rose não enganava, era um base de grande potencial, com uma explosão para o cesto quase inimitável. Mas desde 2012 que os joelhos não lhe dão tréguas. E na sexta-feira tomou, aos 26 anos, uma das decisões mais complicadas da sua vida. Mas vamos por partes.

Em 2012, um ano depois de ter sido considerado o MVP (jogador mais valioso) da época regular, Derrick Rose rompeu os ligamentos cruzados do joelho esquerdo. Em 2013 rompeu o menisco do joelho direito e na última terça-feira a receita repetiu-se no mesmo joelho.

http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=4429007

Sou só eu a achar isto um exagero enorme? Considerar o Rose um jogador mediano, por ter um historial de lesões graves? Siga o debate Very Happy
avatar
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário https://camisola34.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Farripas em Seg 2 Mar 2015 - 8:11

Jornalismo português, no que toca aos desportos americanos, é do pior que pode existir. Concordo contigo Pierce, mesmo com lesões, Rose é tudo menos um jogador mediano. Continua a ser o melhor jogador dos Bulls e quando resolve arrancar e jogar a velocidade máxima, acontece o que aconteceu com os Cavs, antes do All-Star break.

Falando um pouco do Rose, a esperança é que ele "arrancasse" quando chegassem os playoffs. Eu explico. A imagem que existe do Rose, entre adeptos americanos dos Bulls, é que ele só resolve jogar com o MVP que foi, quando enfrenta PGs que poderão ser melhores que ele. Ele gosta do desafio. Mas quando apanha PGs, que embora não sejam melhores que ele, o defendam de uma forma mais fisica e não lhe dêem espaço, ele parece que não se dá ao trabalho de jogar. É o caso dos jogos contra Orlando (Elfrid Payton) e Houston (Patrick Beverley). Mas quando apanha Chris Paul, Kyrie Irving etc, já joga como a estrela que é. E por isso, os fãs dos Bulls como eu, esperávamos (e continuamos a esperar) que ele nos Playoffs jogue a todo o gás.

___________________________________________
"With the third pick in the 1984 NBA Draft, the Chicago Bulls pick Michael Jordan from the University of Noth Carolina"
"In all those videos, you never just saw me, you saw...Scottie Pippen. Every championship i won." Michael Jordan's Hall of Fame speech
"With the first pick in the 2008 NBA Draft, the Chicago Bulls select Derrick Rose from the University of Memphis"
"Do your job" - Tom Thibodeau
avatar
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 28
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  RFVZ em Seg 2 Mar 2015 - 11:33

Estas situações eventualmente só podem configurar ignorância e desconhecimento real da situção.
Infelizmente D`Rose vê a sua carreira afectada por graves lesões, mas não é, e a meu ver nunca será, um simples jogador mediano.
Em primeiro lugar porque, mesmo com frequentes lesões, nos periodos em que jogou mostrou qualidade e explosividade. Em segundo lugar, se as lesões se repetirem o que provavelmente vai acontecer é o final precoce da sua carreira e não a transformação num jogador mediano.

Para além de tudo isto há que saber avaliar o passado de Rose como jogador, antes de o classificar com simples jogador mediano. Seria legítimo classificar jogadores de futebol como Marco Van Basten (provavelmente o melhor ponta de lança "puro" que existiu) ou Ronaldo (o fenómeno, o brasileiro) como simples jogadores medianos, pelo rendimento que tiveram após graves lesões?
avatar
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Groove em Seg 2 Mar 2015 - 12:23

Acho que o Rose não chegará a ser um jogador mediano. Alguém competitivo como ele se as lesões o levarem a tornar-se num jogador mediano ele próprio segue o caminho do B.Roy e retira-se conservando o nome.

Como disse anteriormente, olho para o Rose e lembro-me de T-Mac e M. Redd…só que estes acabaram por se arrastarem pelo campo.

Eu neste momento olho para o Rose e vejo algo mais parecido com Wade. As lesões vão obriga-lo abrandar o seu jogo explosivo, mas se este conseguir evoluir no lançamento de média e longa distância vai conseguir compensar pelo menos a nível de pontos a sua franquia.

Tirando ele o menisco, o caso fica cada vez mais parecido com o de Wade. Permitindo que jogue ao mais alto nível mas ressentindo-se de vez enquando o que o obriga a uns tempos de repouso.

Quanto à notícia em sí. Bem, jornalismo desportivo Português sem mais. Por cá só se tem conhecimento de futebol. O Ronaldo passou por uma má fase após lesão e tudo servia para desculpa-lo pelas más exibições. O Rose que é jogador de basket tornou-se num jogador mediano pelo facto de em 3 anos ter tido 3 lesões nos joelhos. O Ronaldo não sofre de um joelho a +1 ano? Porque será que ninguém diz que vai passar a ser um jogador mediano? Simplesmente porque o futebol por cá impera.

O jornalista não tem uma opinião suprema, ou seja lá porque o jornalista escreve um artigo não significa que este esteja correcto. Simplesmente o jornalista escreve a sua opinião após apurar os factos segundo a sua interpretação. Agora vejamos o seguinte. Se o jornalista é adepto de futebol nunca vai conseguir chegar próximo da realidade se escreve sobre basket. Se o arquigo é sobre basket que seja escrito por alguém com conhecimento de causa.

Isto é o mesmo que eu que quase desconheço o ténis, ir escrever um artigo a dizer que o Nadal foi o melhor de sempre porque ganhou o open XPTO que é só o trofeu mais valioso no ténis.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Nuno Barros em Ter 3 Mar 2015 - 0:12

Não leio o artigo como uma grande provocação ao Rose, tirando o titulo em comparação com Jordan e a mediano, é exagerado... É um mediano Redator,e há muitos...

tenho procurado o histórico dos bulls pós Jordan, e se calhar o melhor jogador, o nome mais sonante para formar equipa para Campeão, seria Rose, daí a infelicidade das sucessivas lesões provocarem um grande abaixamento de rendimento da equipa... daí a "frustação" que da quando o melhor jogador, e não mediano, se lesiona...

e por muito que possa custar estas lesões têm muito peso no rendimento, e Rose possivelmente ou com toda a certeza, seria um melhor jogador sem elas

mas todos ainda esperamos ver muitas coisas boas dele

cump...
avatar
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 41

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Groove em Ter 3 Mar 2015 - 13:08

Nuno Barros, até que chegou Rose os Bulls apenas tiveram algumas esperanças como E. Brand, no entanto as coisas ficaram aquém do esperado e voltaram a reconstruir-se enviando Brand para os LAC (isto tudo falando da era pós MJ).

O Rose chegou como E. Brand…era o homem que ira “salvar” os Bulls e assim parecia após a sua época rookie. Ao seu 3ª anos com profissional já se batia com os melhores (Lebron, Durant, kobe, Dirk, CP3 entre outros). Estava encontrado o líder que os Bulls procuravam a cerca de 10 anos.

Como nem tudo são rosas, Rose lesiona-se gravemente na época seguinte mas graças a um trabalho notável de Thibs os Bulls conseguem chegar ao playoff, mas sem a sua principal estrela acabam por ser apenas mais uma entre a 16 qualificadas.

Época seguinte nova lesão e novamente o treinador a puxar pela franquia levando-a novamente ao playoff. Estes dois anos os Bulls tinham um banco de respeito…só faltava mesmo um Rose ao nível de MVP, mas que infelizmente se encontrava lesionado.

Este ano os Bulls mexeram muito no roster. Enviaram Boozer para UTAH e adquiriram Gasol que se demonstrou ser uma pedra de extrema importância. Buther continua a sua evolução e é cada vez mais uma das peças fundamentais, Noah ainda esta por cá depois de uma grande temporada na época anterior. Com um banco que talvez seja o mais fraco dos últimos 3 anos, mas confiantes na competência do treinador os Bulls estavam prontos para a nova época. Como se fosse pouco o seu líder estava pronto para voltar.

Rose inicia a época ainda com limitações, mas pouco a pouco vai melhorando. Quando se esperava um Rose em plena forma nos playoff nova lesão (novamente nos joelhos), afasta as esperanças dos adeptos num possível anel.

Evidentemente, começam a surgir diversos rumores sobre o que pode vir a se a carreira de Rose, ainda mais conhecendo casos de diversos jogadores que passaram ao lado de uma grande carreira devido a lesões.

Aqui colocam-se várias questões. Será Rose débil a nível de joelhos? Será apenas azar? Ou será ele susceptível a lesões? Para qualquer das questões existe quem sabe uma possível solução. Rose tem de adaptar o seu estilo de jogo. Quem sabe tornar-se alguém mais tipo CP3, ou seja primeiramente um organizador de jogo e só depois um finalizador. Além disso treinar para melhore a o seu lançamento médio e longo evitando assim ter de forçar as entradas para o cesto e consequentemente diminuindo a possibilidade de lesionar-se, nomeadamente a nível de joelhos que parece ser o seu ponto mais sensível e susceptível a lesões.

Como disse antes, Rose não será um jogador mediano, mesmo após duas graves lesões em ambos os joelhos a sua explosão está lá, ao passo que em outros jogadores esta desapareceu. Ou seja, estas podem ter limitado um pouco o seu jogo mas a sua qualidade e explosão continua lá para quando fazem falta.

O que pode acontecer após esta terceira lesão não sabemos. Mas pelo que vimos após as primeiras duas, dificilmente Rose vai ser um jogador mediano, logo aquele título da notícia é erróneo e serve apenas para despertar interesse do leitor para que leia a notícia. Aquela comparação com MJ serve apenas para destaque.

No entanto, pode ser mal interpretada nomeadamente por pessoal que acompanha a modalidade e que por sua vez tem tanto ou mais conhecimento de causa que o jornalista que a escreve. O que leva a questionar esta e outra noticias relacionadas que podem surgir.

Em Portugal temos óptimos jornalistas em todas as áreas. O problema é que alguns para cativarem mais o leitor/telespectador, usam e abusam de títulos para atrair atenção e verem a sua notícia mais valorizada. Infelizmente o leitor acaba por não ficar totalmente esclarecido.

Vou colocar dois exemplos para esta mesma notícia:
Jornalista 1: “Rose volta a lesionar-se e sonho de anel para os Bulls pode ter chegado ao fim”, “Rosa é novamente bafejado pela azar”, “Carreira de Rose pode ser limitada pelas lesões?”.

Jornalista 2 (só quere atenção do leitor pouco se importando com o conteúdo da mesma): “De herdeiro do trono de MJ a jogador mediano”.

Qual a diferença entre os dois? O segundo para cativar compara Rose a MJ e isto desperta o interesse de qualquer um que saiba quem foi MJ. A notícia até pode não falar de MJ mas basta o seu nome ser mencionado no titulo para atrair o leitor e incentiva-lo a ler a noticia.

O que aconteceu neste caso exposto pelo Pierce é precisamente isso.

Isto leva-nos a nós conhecedores da modalidade a questionar a notícia, pois não concordamos com ela. Quem não é conhecedor da modalidade imagina Rose como um jogador banal que joga meia dúzia de minutos e que pouco aporta a sua franquia.

___________________________________________
"When ignorant folks want to advertise their ignorance, you don't really have to do anything. You just let them talk. That's what happened here." Barack Obama
avatar
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 33
Localização : Perdido atras do cesto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Nuno Barros em Ter 3 Mar 2015 - 18:47

Muito bom Groove belo relato, concordo com a questão dos jornalistas...

cump...
avatar
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 41

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D-Rose: "De sucessor de Michael Jordan a um simples jogador mediano"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum